O Esportivo faz o seu primeiro jogo em seus domínios neste reinício de Campeonato Gaúcho de 2020 neste sábado, 25 de julho. Depois de 10 anos, a equipe de Bento Gonçalves volta a enfrentar o Internacional no Estádio Montanha dos Vinhedos, em partida marcada para às 19h, com portões fechados e transmissão da Sportv.
Diante do forte adversário, o alviazul almeja fazer frente ao time da capital visando os três pontos para ficar cada vez mais próximo da conquista do título de Campeão do Interior e das semifinais do segundo turno. Porém, para isso, o Esportivo terá que quebrar um jejum de 37 anos sem vitórias sobre a equipe do Internacional, maior tabu da história do clube contra uma equipe do Gauchão. A última vitória do Esportivo sobre o Inter do Campeonato gaúcho ocorreu em 1983.
A última vez em que as equipes se enfrentaram foi em 2014, com vitória do Internacional pelo placar de 3 a 0, em jogo realizado no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Desde 2010, o Esportivo não recebe a equipe colorada em seus domínios. Naquele ano, o time de Porto Alegre superou o alviazul pelo placar de 2 a 1.
Apesar da paralisação de mais de cem dias devido à pandemia, o Esportivo voltou aos gramados pelo Gauchão protagonizando uma boa atuação. Diante do Ypiranga, de Erechim, a equipe alviazul, mesmo com desvantagem numérica em campo, arrancou um empate em 2 a 2, com gol nos acréscimos de Xaro, que entrou no segundo tempo para igualar o marcador. Com o ponto conquistado, a equipe finalizou a rodada na vice-liderança do Grupo B com sete pontos, mesma pontuação que o Caxias, mas levando vantagem no saldo de gols.
O Internacional teve mais de 70 dias de preparação, enquanto que o Esportivo contou com 20 dias de “intertemporada” para a retomada da competição estadual. Logo em seu primeiro confronto, o Inter enfrentou o Grêmio no clássico Gre-Nal, realizado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Na ocasião, a equipe tricolor venceu pelo placar de 1 a 0, resultado que manteve o Inter estacionado com sete pontos, mas que segue na liderança do Grupo A.
Para o confronto, o Esportivo não poderá contar com o volante Galiardo, que foi expulso na partida contra o Ypiranga. Por outro lado, o técnico Carlos Moraes terá o retorno do lateral-esquerdo Rômulo. A equipe alviazul deverá entrar em campo com Renan, Cleiton, Luis Eduardo e Gullithi; Bovi, Robert, Igor Bosel, João Pedro e Rômulo (Xaro); Caprini (Emerson) e Flávio Torres.
Meia João Pedro é o "camisa 10" encontrado por Carlos Moraes para comandar o meio de campo alviazul. Foto: Kévin Sganzerla
O Internacional, do técnico Eduardo Coudet, deverá entrar em campo com apenas três titulares. O restante será preservado para para essa partida. Assim, o provável time tem Lomba; Rodinei, Fuchs, Jussa (Zé Gabriel) e Leonardo Borges; Lindoso, Praxedes, Patrick e Nonato; Thiago Galhardo e Pottker.
O Esportivo realizou os testes para Covid-19 nesta sexta-feira, 24. Os resultados foram divulgados na manhã deste sábado. Ninguém foi diagnosticado com coronavírus. O Inter anunciou nesta sexta que todos os testes para a Covid-19, realizados após o treino de quinta-feira, 23, tiveram resultado negativo.
Serviço de jogo:
Esportivo x Internacional – 5ª rodada do 2º turno
Data e horário: 25/07 – 19h
Local: Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves (Portões fechados)
Arbitragem: Árbitro - Anderson Daronco; Auxiliares - Lúcio Beiersdorf Flor e José Eduardo Calza; 4º árbitro - Marcelo Cavalheiro
5ª rodada – Taça Francisco Noveletto Neto (2º turno)
25/07 – Esportivo x Internacional – 19h - Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves
26/07 – São José x Novo Hamburgo – 11h - Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves
26/07 – Grêmio x Ypiranga – 11h - CT Hélio Dourado, Eldorado do Sul
26/07 – Brasil de Pelotas x Juventude – 16h - Arena Alviazul, Lajeado
26/07 – Caxias x Pelotas – 16h - Centenário, Caxias do Sul
26/07 – Aimoré x São Luiz – 19h - Cristo Rei, São Leopoldo
Mín. 17° Máx. 27°