O Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, será oficialmente inaugurado neste domingo (6), consolidando-se como um dos maiores monumentos religiosos do mundo e um novo ícone do turismo religioso no Rio Grande do Sul. A cerimônia deve contar com a presença de autoridades políticas e religiosas, incluindo o cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, além de lideranças comunitárias e visitantes de todo o Estado.
Localizado a 436 metros de altitude, no Morro das Antenas, o monumento impressiona: são 43,5 metros de altura total, sendo 37,5 metros da estátua e 6 metros de pedestal, superando em 5,5 metros o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A estrutura já pode ser avistada de diferentes pontos da cidade, cercada pela vegetação nativa da Serra Gaúcha.
A ideia da construção do Cristo surgiu em 2015, quando o padre João Granzotto, da Congregação dos Missionários Scalabrinianos, compartilhou a proposta com o então prefeito Adroaldo Conzatti. Ambos faleceram antes de ver a obra concluída — Granzotto, em 2020, e Conzatti, em 2021.
Para viabilizar o projeto, foi criada em março de 2019 a Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), responsável pela arrecadação de recursos. A área destinada à construção foi doada pelas famílias Talini, Camargo e Radaelli, marcando o início da transformação do sonho em realidade.
A obra é assinada pelo escultor Markus Moura, natural de Fortaleza (CE). Inicialmente, a tarefa caberia ao seu pai, Genésio Moura, conhecido como "Ceará", responsável por diversos monumentos no país. Porém, após um infarto sofrido por Genésio, Markus assumiu a responsabilidade, com apoio técnico de Artur Lopes de Souza, de Sobradinho (RS).
Durante dois anos, Markus dedicou-se integralmente à obra. Os braços e a cabeça foram esculpidos no solo, com o artista utilizando ferramentas simples, como colheres, para moldar os detalhes faciais de Cristo. Em 6 de abril de 2021, a operação de içamento da cabeça e dos braços durou cerca de 10 horas — só os braços pesavam 43 toneladas. “É um marco da minha vida como escultor. Já é um sucesso mundial. Muitos países ouviram falar dessa estátua. É muito gratificante saber que sou o escultor-chefe dessa obra grandiosa”, declarou Markus, às vésperas da inauguração.
A presença do monumento já transformou Encantado. Restaurantes passaram a abrir nos fins de semana, novos empreendimentos surgiram, e o setor de hotelaria se fortalece. “O Cristo mudou tudo. Não há uma área do município que não tenha sido impactada por ele”, resume o prefeito Jonas Calvi.
Além da estátua, o Complexo Cristo Protetor conta com praça de alimentação, loja de lembranças, capela, ambulatório, velário e setores administrativos. O elevador que dará acesso ao coração do Cristo ainda está em fase de ajustes e não foi liberado ao público. Também segue em construção o Jardim do Acolhimento, espaço de contemplação integrado à natureza local.
Construído durante os anos mais difíceis da pandemia de Covid-19, o monumento teve suas obras paralisadas por seis meses em 2020. Depois disso, o Vale do Taquari enfrentou três grandes enchentes, entre elas as de setembro e novembro de 2023 e a de maio de 2024, que causaram perdas humanas e materiais. “O Cristo representa a retomada e a fé de um povo que escolheu reerguer-se mesmo após tantas perdas”, afirmou o prefeito Calvi.