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RGE informa que conta com carimbo de aviso de corte é verdadeira

Distribuidora de energia emitiu comunicado informando que antecipou o carimbo para alertar consumidores com valores atrasados. São falsos boletos enviados por e-mail ou via Whatsapp.

04/07/2020 às 13h37 Atualizada em 14/07/2020 às 11h41
Por: Marcelo Dargelio Fonte: RGE Assessoria de Comunicação
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Após a polêmica envolvendo a informação de aviso de corte em contas de energia elétrica, a RGE emitiu um comunicado informando que a conta enviada é verdadeira. O que é considerado falso é a tentativa de cobrança de valores atrasados por meio de boletos enviados por e-mail ou via Whatsapp. 

A distribuidora de energia informa que o prazo determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a suspensão do corte de energia de clientes residenciais, rurais e de atividades consideradas essenciais, foi prorrogado para 31 de julho. Desta forma, até este dia, as distribuidoras de energia não poderão interromper o fornecimento desses clientes por falta de pagamento em todo o território nacional.

Para evitar transtornos aos clientes e facilitar a organização dos pagamentos, a CPFL está comunicando antecipadamente nas contas com vencimento em junho, o aviso de inadimplência em um formato de destaque na conta, com tempo hábil para que os clientes possam regularizar os débitos junto à distribuidora antes do término do período. Este aviso de inadimplência e comunicado de risco de corte sempre foram informados no campo de “aviso importante” nas contas de energia e, neste momento, a CPFL optou por um aviso destacado para garantir que o cliente veja a informação e possa se planejar, quitando/negociando seus débitos. 

A distribuidora oferece diversas formas de pagamento de contas em atraso e facilitou a regularização dos débitos pelos clientes, ampliando o parcelamento de débitos para 12 vezes no cartão de crédito (Mastercard e VISA) e boleto, através de seu site e aplicativo. Os clientes podem entrar em contato com a distribuidora por meio do site https://www.rge-rs.com.br e APP CPFL Energia.

É fato ou fake? Confira informações importantes para não cair em fraudes!

Sobre envio de boletos por email e whatsapp (É FAKE)

A RGE esclarece que não envia o boleto anexado por e-mail e também, não compartilha comunicados oficiais e nem boletos por meio da plataforma de WhatsApp. A CPFL e RGE informam que os meios oficiais de envio de conta de energia são presencial, por meio do entregador e, aos clientes cadastrados com a opção “Conta por e-mail”, é enviado por meio do destinatário [email protected] e por meio do SMS, o caminho para a conta online.

Sobre o selo de aviso na conta de energia (É FATO)

Sobre o carimbo de inadimplência na conta de energia “AVISO DE CORTE”, a empresa esclarece que, para evitar transtornos aos clientes e facilitar a organização dos pagamentos, a RGE está comunicando antecipadamente nas contas de clientes com vencimento em junho, o aviso de inadimplência em um formato de destaque na conta, com tempo hábil para que os clientes possam regularizar os débitos junto à distribuidora antes do término do período. Este aviso de inadimplência e comunicado de risco de corte sempre foram informados no campo de “aviso importante” nas contas de energia e, neste momento, a RGE optou por um aviso destacado para garantir que o cliente veja a informação e possa se planejar, quitando/negociando seus débitos.  

Sobre criminosos se passando por eletricistas da RGE (É FAKE)

A RGE esclarece que seus colaboradores prestam serviços à companhia para leitura dos medidores, e sempre comparecem devidamente identificados com crachás, uniformes, veículo com identificação da empresa e com ordem de serviço para a atividade. A distribuidora destaca ainda que realiza inspeções nos medidores de energia nas instalações dos clientes de forma rotineira, em um trabalho de segunda-feira a sábado.

Em caso de dúvidas em relação à necessidade de realização de qualquer serviço, o cliente pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento, entre eles, o 0800 970 0900. Em casos de inspeção e outros trabalhos, é necessário solicitar aos colaboradores o número da nota de serviço e confirmá-lo com o atendente. Também é possível consultar a nota de serviço no site www.rge-rs.com.br (serviços solicitados)

A RGE informa seus clientes sobre medidas de segurança quando houver suspeitas de fraude ou estelionato, nas orientações apresentadas a seguir:

Informações sobre a conta de Energia:

• Além da sua conta de energia, a RGE também envia cartas informativas que devem ser abertas e lidas pelo cliente;

• Em caso de conta suspeita, acesse o site www.rge-rs.com.br, realize a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido;

• Para sua comodidade, segurança e respeito ao meio ambiente, a RGE disponibiliza o cadastro de sua conta por e-mail e débito automático em sua conta bancária.

Antes de confirmar qualquer pagamento de contas de energia no seu aplicativo ou caixa eletrônico, confira se os dados que aparecem na tela são os da RGE:

Beneficiário: Razão social da Distribuidora Correspondente

CNPJ da Distribuidora Correspondente

Se o pagamento for feito na boca do caixa ou em casas lotéricas, solicite para o atendente confirmar se são esses os dados antes de confirmar o pagamento.

Se forem diferentes, NÃO EFETUE O PAGAMENTO e contate a Distribuidora através dos canais oficiais.

• Sobre contas por e-mail, é importante atentar-se às seguintes dicas:

- Você sempre será direcionado a um endereço seguro, que é contadigital.cpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado através da própria conta digital do cliente;

- Sua conta de energia nunca é aberta diretamente ou enviada via anexo ou direcionada para qualquer outro endereço que não seja contadigital.cpfl.com.br;

• Para evitar transtornos aos clientes e facilitar a organização dos pagamentos, a RGE está comunicando antecipadamente nas contas com vencimento em junho, o aviso de inadimplência em um formato de destaque na conta, com tempo hábil para que os clientes possam regularizar os débitos junto à distribuidora antes do término do período.  Este aviso de inadimplência e comunicado de risco de corte sempre foram informados no campo de “aviso importante” nas contas de energia e, neste momento, a CPFL optou por um aviso destacado para garantir que o cliente veja a informação e possa se planejar, quitando/negociando seus débitos.  

Em caso de dúvida, a orientação é de que os clientes procurem os canais oficias de atendimento disponíveis em nosso site www.rge-rs.com.br

Informações sobre contatos via telefone e e-mail

• A RGE alerta para a atuação de golpistas que utilizam o nome da companhia ao ligar para os clientes e solicitar pagamento de boletos ou depósitos bancários.

• Importante saber que ninguém do poder público ou judiciário está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Os clientes são avisados previamente, através da conta de energia, se estão com débitos em aberto.

• A RGE não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. 

• A RGE não realiza sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia.

• A RGE ao confirmar dados, o faz somente com o objetivo fim de melhor atendê-lo (e isto não inclui o pedido de eventuais senhas por parte deles ou de valores financeiros). Sugerimos aos clientes manterem o seu cadastro atualizado em nosso banco de dados.

• A RGE possui convênio com empresas que podem oferecer serviços a serem cobrados via conta de energia, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No entanto, estas empresas parceiras não têm autorização da CPFL para solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado à prestação de serviço e fora de lançamento na fatura da unidade consumidora. 

• Em situações suspeitas, a RGE orienta o cliente a não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado. 

Caso o cliente se sinta lesado, a RGE recomenda o imediato registro de um Boletim de Ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos competentes. 

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