Saúde Saúde
Programa Saúde na Escola atinge todos os municípios do Rio Grande do Sul
Todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) para o ciclo 2025/2026. Além de estar presente em todo o t...
01/04/2025 18h25
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

Todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) para o ciclo 2025/2026. Além de estar presente em todo o território gaúcho, o PSE passará a funcionar de forma integrada com outro programa: o Geração Consciente, que realiza ações em 170 municípios. Ambos têm como público-alvo adolescentes e jovens em idade escolar.

Serão beneficiados mais de 1,8 milhão de estudantes, em 6,8 mil escolas da rede pública (estaduais, municipais e conveniadas). As atividades são realizadas nas escolas e em outros locais das comunidades, como centros de saúde, praças, ginásios esportivos, entre outros.

O PSE é uma iniciativa do governo federal, desenvolvida no Estado por meio das secretarias da Saúde (SES) e da Educação (Seduc). Ele contempla 14 ações essenciais, que são integradas aos projetos pedagógicos das escolas e que ocorrem nas áreas de abrangência das equipes de Saúde da Família.

O Geração Consciente é um programa estadual que possui uma metodologia interativa, promovendo a saúde integral de adolescentes e jovens através da abordagem de temas ligados à vida deles e às suas experiências, como saúde mental, violência, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da Aids, bem como perspectivas de futuro. Ele é uma iniciativa da SES e da Seduc em parceria com a Unesco, o programa RS Seguro e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids.

Continua após a publicidade

Os municípios interessados podem aderir ao programa Geração Consciente de duas formas:

Programas integrados

A integração do PSE com o Geração Consciente é uma estratégia para potencializar as ações voltadas à promoção da saúde, prevenção de agravos e fortalecimento da educação em saúde no ambiente escolar. A parceria permite alinhar os objetivos de ambos os programas, otimizando recursos e ampliando o alcance de temas essenciais, como prevenção às vulnerabilidades, direitos sexuais e reprodutivos e aprendizagem socioemocional.

Continua após a publicidade
Texto: Ascom SES
Edição: Secom