A UPA 24h de Bento Gonçalves passa a contar com a Sala Lilás, espaço exclusivo para o atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência. A estrutura foi viabilizada pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi.
A nova sala oferece atendimento médico privativo, empático e prioritário, com o objetivo de garantir mais segurança e dignidade a mulheres em situação de vulnerabilidade. O espaço pode ser acessado por busca espontânea, ou por encaminhamento do Centro Revivi, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher ou da Brigada Militar.
Após o atendimento, o profissional de saúde é responsável por emitir um comunicado de suspeita de violência à rede de proteção, ativando o suporte psicológico, jurídico e social necessário.
Para o psicólogo do Centro Revivi, Henrique Relinger, a Sala Lilás representa mais do que um espaço físico. “A estrutura colabora diretamente na adesão ao acompanhamento pós-violência. É um avanço importante na recuperação física e emocional das vítimas”, afirma.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Patrícia Da Rold, reforça a importância de um atendimento especializado. “Quando a mulher sofre uma agressão, ela chega em estado de choque, fragilizada. O acolhimento respeitoso é essencial para evitar a revitimização e iniciar o processo de superação.”
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, destacou o compromisso da gestão pública. “A Sala Lilás vai garantir um atendimento mais qualificado em momentos críticos, quando essas mulheres mais precisam de amparo.”
A secretária de Saúde, Daiana Piuco, também reforça a importância do espaço. “A iniciativa é um compromisso com o cuidado humanizado na rede pública. Cada detalhe do atendimento importa quando se trata de acolher vítimas de violência.”
A Sala Lilás integra uma rede de proteção que busca interromper ciclos de violência e oferecer condições para que as vítimas reconstruam suas vidas com apoio multidisciplinar.
Canais de denúncia e acolhimento
Centro Revivi: (54) 3055.7420 ou (54) 99132.8148