17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Secretário de Esporte e Lazer do Estado descarta retorno do Gauchão em julho

Governo do Estado solicitou um prazo maior para analisar o protocolo encaminhado pela FGF, que prevê a retomada da competição no dia 19 de julho.

29/06/2020 às 17h06 Atualizada em 10/07/2020 às 12h21
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

O governo do Estado, por meio da secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), pediu prazo maior para analisar o protocolo de retomada do Gauchão, encaminhado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). No modelo proposto, o reinício da competição está previsto para o dia 19 de julho, porém, o Secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, descartou a volta do campeonato para o mês de julho. 

Nesta segunda-feira, dia 29, em entrevista para a Rádio Grenal, de Porto Alegre, o secretário da pasta, Francisco Vargas, afirmou que o retorno do Gauchão não deverá ocorrer no mês de julho. “Eu, infelizmente, não sei dizer quando vai reiniciar o Gauchão. Mas não existe a possibilidade de retorno no dia 19 de julho. Há alguma possibilidade de 02 de agosto", ressaltou o secretário. 

Confira também: Grupo de atletas do Esportivo retorna aos treinamentos nesta semana

Em nota, o governo explica que o adiamento se dá pelo aumento no número de regiões em bandeira vermelha, de acordo com o modelo de distanciamento controlado. No cenário atual, das seis cidades sugeridas pela FGF para a conclusão do Gauchão, apenas Pelotas está sob bandeira laranja. “

Além disso, o período da semana de 19 de julho, historicamente, é marcado por um maior número de internações hospitalares por problemas respiratórios em todo o Estado, o que pode acarretar na tomada de medidas mais restritivas de circulação. Com isso, é mais provável que a disputa do Gauchão volte entre o final de julho e início de agosto. 

A Confederação Brasileira de Futebol, em nota, afirmou que o Campeonato Brasileiro da Série A poderá retornar no dia 9 de agosto. A Série B, na qual o Brasil de Pelotas e o Juventude disputam, tem data prevista de recomeço para 8 de agosto. As datas, no entanto, se coincidiriam com as do Campeonato Gaúcho de Futebol. 

Confira na íntegra da nota:

O  governo do RS, por meio da secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), informa que a análise técnica para o retorno do Campeonato Gaúcho de Futebol, com base nos indicadores epidemiológicos, ainda não foi concluída. O que determinou um prazo maior de análise é a incidência de bandeiras vermelhas nas últimas atualizações do distanciamento controlado nas regiões Metropolitana, Vale dos Sinos e Serra, que compreendem localidades sugeridas para ocorrerem as partidas, segundo o protocolo encaminhado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Das seis cidades escolhidas (Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves), apenas Pelotas não consta como bandeira vermelha.

Nessa semana, o governo anunciou ajustes nos protocolos do modelo mesmo para essas cidades com classificação de alto risco para a covid-19, o que permitiu a sequência das atividades esportivas individuais (treinamentos físicos). Outro ponto que ainda gera dúvida aos técnicos do governo do Estado, e que deverá ser ajustada, conforme sugestão da SGGE, é a data apontada pela FGF para o reinício da competição, 19 de julho. Nesse período, além da possibilidade das bandeiras vermelhas, o Estado estará em uma época que, historicamente, ocorre o pico da demanda de internações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) no RS. Portanto, trata-se de um momento especialmente importante em termos de medidas para conter a disseminação do coronavírus.

Com um prazo maior de análise, e avaliando comportamento durante essa fase de regras mais rígidas nas referidas regiões de bandeira vermelha, o Estado terá mais dados para embasar uma decisão final sobre a data de retomada do Campeonato Gaúcho. No momento, a estimativa é que a conclusão aponte que esse retorno possa ocorrer entre o final de julho ou começo de agosto. 

“Como estamos com um bom diálogo com a Federação, que compreende a situação que estamos passando no Estado, vamos estender essa análise por mais um período para tomarmos a decisão mais sensata e segura possível. O interesse de todos os envolvidos é de não colocar a vida de ninguém em risco”, afirmou o secretário da SGGE, Claudio Gastal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários