Economia Negócios
Método BANT otimiza qualificação de leads e funil de vendas
Empresas poderão investir US$ 910 bilhões em estratégias da área até 2027; Victor Hugo Piovan, Head de Marketing da Proads, explica o que é e como ...
26/03/2025 22h22
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

Segundo uma estimativa recente, empresas de todo o mundo poderão investir US$ 910 bilhões (R$ 5.258,162 trilhões) em marketing digital até 2027, conforme indicativos da plataforma Statista, repercutidos pela Abrasel. Em 2023, o aporte foi de US$ 680 bilhões (R$ 3.929,176) - um avanço de 10% em relação ao ano anterior.

De forma similar, dados divulgados pela Warc e compartilhados pelo site Poder 360 apontam que os investimentos globais em publicidade devem atingir US$ 1,08 trilhão (R$ 6,2405 trilhões) em 2024. Trata-se de um crescimento de 10,7% em relação ao ano precedente, o maior aumento em seis anos.

Victor Hugo Piovan, Head de Marketing da Proads - agência de tráfego pago - e especialista em gestão de tráfego, destaca que os investimentos nesse setor devem crescer de forma significativa nos próximos anos, impulsionados pela digitalização dos negócios e pela necessidade de personalização nas estratégias de aquisição de clientes.

“Diante desse cenário, as empresas precisam adotar métodos eficientes para qualificar leads e otimizar seus funis de vendas. Um dos modelos mais consagrados para essa finalidade é o BANT (Budget, Authority, Need, Timing), metodologia que ajuda a identificar leads com maior potencial de conversão, especialmente no mercado B2B”, explica.

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Segundo Piovan, desenvolvido pela IBM, o BANT é um método de qualificação de leads que avalia quatro critérios essenciais para determinar se um contato tem potencial real de conversão. “O BANT ajuda a definir se um lead tem orçamento, autoridade, necessidade e prazo para fechar uma compra, garantindo que o time de vendas foque em contatos relevantes”, diz.

De acordo com o especialista, os quatro pilares do BANT são:

  1. Budget (Orçamento): o lead tem recursos financeiros para adquirir a solução oferecida?
  2. Authority (Autoridade): ele tem poder de decisão ou influência no processo de compra?
  3. Need (Necessidade): existe um problema ou demanda que justifique a adoção da solução?
  4. Timing (Prazo): qual é o prazo estimado para a concretização da compra?

“Esse modelo é essencial porque permite estruturar a gestão de leads dentro do CRM, garantindo que apenas leads qualificados sejam trabalhados”, explica Piovan.

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Ele ressalta, ainda, que muitas empresas confundem lead com conversão, tratando qualquer formulário preenchido como uma oportunidade de venda. “O BANT evita isso, pois não basta gerar leads; é preciso garantir que eles sejam realmente valiosos para o negócio”, destaca

Como o BANT auxilia na otimização de geração de leads qualificados??

No contexto de otimização de leads, o BANT se torna uma ferramenta estratégica para otimizar o funil de oportunidades da empresa. Em operações de grandes empresas no modelo B2B, o BANT é importante porque permite alimentar o sistema majoritariamente com bons leads.

“Com um processo estruturado, é possível mapear de onde estão vindo os leads de alta qualidade, segmentar listas de clientes por clusters específicos e otimizar campanhas para atrair leads com maior potencial de conversão”, afirma.

Além disso, o modelo pode ajudar a reduzir o desperdício de investimento em marketing com leads pouco qualificados. 

Qual a importância da qualificação de leads e integração entre marketing e vendas?

Na visão de Piovan, a qualificação de leads é crucial para garantir a eficiência do funil de vendas: “A qualificação evita que as equipes comerciais percam tempo com contatos pouco qualificados, aumentando a eficiência e reduzindo o custo de aquisição de clientes (CAC). Além disso, promove um ambiente de cooperação entre marketing e vendas”.

Empresas que focam apenas na quantidade podem enfrentar diversos problemas, como aumento do trabalho operacional, desperdício de orçamento e redução na produtividade da equipe comercial.

Futuro do marketing digital promete ser mais preciso 

Para finalizar, o Head de Marketing da Proads conta que o modelo BANT é uma ferramenta indispensável para empresas que buscam eficiência no marketing digital e na gestão de vendas. “Ao qualificar leads de forma estruturada, é possível otimizar investimentos, melhorar a integração entre marketing e vendas e aumentar as taxas de conversão”.

Para o especialista, não basta gerar leads, é preciso garantir que eles sejam valiosos para o negócio. “Com o apoio de novas tecnologias, como a IA, o futuro do marketing digital promete ser ainda mais preciso e eficiente”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://proads.com.br/