Um crime bárbaro cometido em São Gabriel, na Fronteira Oeste do Estado, chocou todos os gaúchos nesta terça-feira (25). O vendedor ambulante Tiago Ricardo Felber, de 40 anos, matou o próprio filho, Théo Ricardo Felber, de apenas 5 anos, ao jogá-lo de uma ponte de cerca de 15 metros de altura, sobre o Rio Vacacaí.
O crime ocorreu por volta do fim da manhã na Ponte Engenheiro Alfredo Bento Pereira, na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da cidade. Segundo o delegado Daniel Severo, da Delegacia de Polícia de São Gabriel, o pai premeditou o assassinato como forma de vingança contra a ex-companheira, de quem estava separado desde novembro de 2024.
De acordo com o delegado, Felber usou a palavra “vingança” várias vezes em seu depoimento. O homem havia buscado o filho no Vale do Sinos, onde morava com a mãe, no último sábado (22), sob o pretexto de comemorar o próprio aniversário de 40 anos. No entanto, desde o fim do relacionamento, ele já teria manifestado intenção de matar a ex-mulher e o atual companheiro dela.
No depoimento, Felber revelou que tentou matar o filho na noite anterior ao crime, na segunda-feira (24), por esganadura, mas a criança sobreviveu após ser reanimada por ele mesmo. No dia seguinte, decidiu colocar o plano final em prática.
Na manhã de terça, Felber circulou com o menino pela cidade, levando-o no cesto da bicicleta, onde costumava transportar alimentos para venda. Imagens de câmeras de segurança mostram Théo consciente pouco antes do crime. Ao chegar à ponte, o pai arremessou a criança nas águas do Vacacaí, que caiu sobre pedras e morreu no local.
Após o crime, Felber foi almoçar em um restaurante próximo. Em seguida, ligou para a irmã, confessando o assassinato. Ele se entregou a uma guarnição da Brigada Militar que passava pela região. Celulares do autor e da irmã foram apreendidos para investigação.
Felber foi autuado por homicídio qualificado e encaminhado ao Presídio Estadual de São Gabriel. A mãe de Théo prestou depoimento em Novo Hamburgo e solicitou que o corpo do filho seja trasladado para sepultamento no Vale do Sinos. O velório e o sepultamento da criança devem ocorrer nesta quarta-feira (26), com horário e local a serem confirmados pela família.