Após a polêmica envolvendo a aglomeração de pessoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) irá adotar a partir deste sábado, 27, novas medidas preventivas a disseminação do Coronavírus durante a realização da Feira do Produtor Rural. O objetivo é fazer com que os consumidores fiquem mais espalhados ao longo do trecho na hora das compras.
Dentre as mudanças está a ampliação do distanciamento entre as bancas. Realizada tradicionalmente na Rua Barão do Rio Branco e na Travessa Maceió, a partir da próxima edição, a feira contará também com a distribuição dos feirantes nas ruas Félix da Cunha e Marechal Floriano.
Além disso, as bancas serão dispostas em apenas um lado da pista das ruas definidas para a comercialização, proporcionando um espaçamento maior para a circulação das pessoas. Outra alteração é a participação de 75% dos feirantes.
Outros cuidados que já estavam sendo adotados são o isolamento das bancas - mantendo o distanciamento de 1,5 metros entre feirante e consumidor -, disponibilização de álcool gel para os clientes e uso obrigatório de máscaras. O manuseio dos produtos pelos consumidores também não é permitido.
"Em conversa com os agricultores, estamos ampliando as medidas de prevenção. Estamos verificando também a instalação de barreiras de segurança que irão controlar o acesso das pessoas à feira. Pedimos a compreensão de todos para que respeitem o distanciamento. A feira tem como público tradicional pessoas da terceira idade, pedimos para que esse público permaneça em casa. Outro pedido é que apenas um representante da família faça as compras, não gerando assim aglomerações e preservando a saúde de todos", ressalta o secretário da pasta, Dorval Brandelli.
Mín. 13° Máx. 29°