A ansiedade é um distúrbio psíquico causado por um estado de expectativa acompanhado por sentimento de insegurança e receios causando também um estado de impaciência e inquietação.
A pessoa ansiosa sofre de um sentimento de total apreensão e preocupação que altera bastante a normalidade de sua vida. As preocupações mais frequentes são as relações interpessoais, o trabalho, as finanças, a saúde e o futuro em geral.
São muitas as causas da ansiedade, mas a principal está relacionada ao pessimismo que cria uma expectativa negativa em relação aos acontecimentos e fatos.
A expectativa depende da previsão que a pessoa faz dos acontecimentos. Por isso podemos definir que existem dois tipos de ansiedade, uma benéfica e a outra prejudicial, pois depende do tipo de expectativa que a pessoa desenvolve.
Quando a pessoa está na expectativa real ou fictícia de um acontecimento bom, a ansiedade é agradável, mas, se, ao contrário, estiver na expectativa real ou imaginária de algo ruim, a ansiedade é prejudicial.
Muitas vezes a pessoa está na expectativa de algo bom e agradável, mas seus pensamentos são pessimistas, desta forma cria ansiedade de acordo com sua forma de pensar.
Principais sintomas da ansiedade
Preocupação intensa, medo de situações cotidianas, podem ocorrer frequências cardíaca elevada, respiração rápida, dor na boca do estômago entre outros sintomas. Tenha o controle da situação para isso seja mais pró- ativo, tenha mais ação. Se prepare melhor para o que ainda não aconteceu, e irá acontecer, pois a ansiedade existe nas pessoas que não se sentem preparadas para encarar o que deverão passar.
O que é se preparar melhor?
Se você tem uma prova para fazer e sente ansiedade, o que você precisa fazer ? Estudar mais ! Estudar é se preparar.
Superando a ansiedade
Para superar a ansiedade, devem ser evitado o pessimismo, a insegurança, em relação a preocupação. Para isso, deve desenvolver o otimismo e, principalmente a esperança, para estar sempre na expectativa do melhor.
Lembre um pouco de ansiedade é considerado como energia interna, sem essa energia a pessoa seria reduzida a um ser inerente, incapaz de assumir o papel de criar sua auto realização.
Essa é uma técnica simples, pode ajudar a controlar sua ansiedade!
- Inspire contando até 7
- Segure o ar contando até 7
- Solte contando até 7
- Repita no mínimo 10 vezes
Tatiana Marini - CRT 45026
Psicoterapeuta
Parapsicóloga (Psicógrafa)
Master em PNL
Mín. 15° Máx. 18°