Terminou na tarde desta quarta-feira, 17, a tranquilidade dos comerciantes de Bento Gonçalves que estavam com suas portas abertas mesmo com a bandeira vermelha. Foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura o novo Decreto Municipal que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Coronavírus. Também nesta quarta, os fiscais da prefeitura começaram a notificar os estabelecimentos comerciais para fecharem suas portas. Confira aqui a íntegra do decreto.
O documento determina que sejam seguidas as orientações do Sistema de Distanciamento Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) do Estado do Rio Grande do Sul, aplicáveis à Bandeira Vermelha. Ficando suspensas as determinações contidas nos Decretos nº 10.506, de 16 de abril de 2020; nº 10.525, de 29 de abril de 2020 e nº 10.526, de 03 de maio de 2020, exceto as disposições do art. 54 e 62 do Decreto nº 10.506, de 16 de abril de 2020.
Com isso, nenhuma loja do comércio local pode estar funcionando, até que o governo do estado reposicione a Serra Gaúcha na bandeira laranja. Nesta quarta-feira, 17, os fiscais da prefeitura visitaram algumas lojas e expediram uma notificação, orientando os estabelecimentos para que ficassem fechados durante a bandeira vermelha. Em caso de reincidência, eles poderão ser multados.
Ao contrário da terça-feira, 16, muitas lojas não irão abrir para atendimento. O Ministério Público também está em cima dos prefeitos para cobrar o que eles estão fazendo para garantir o fechamento dos estabelecimentos comerciais.
A previsão é que as empresas sigam fechadas até no mínimo sexta-feira, 19, quando o Governo do Estado divulga uma nova rodada das bandeiras de distanciamento controlado para as regiões. As expectativas de todos é de que a Serra Gaúcha volte para a bandeira laranja, para que o comércio e os demais setores retomem suas atividades. Caso seja mantida na bandeira vermelha, as empresas só poderão retomar suas atividades no mês de julho.
Mín. 13° Máx. 29°