Geral Planejamento
Governo lança plataforma Monitor de Profissões do RS com dados sobre mercado de trabalho e possibilidades de qualificação
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), celebrou, nesta quinta-feira (27/2), no Palácio Piratini, ...
27/02/2025 20h12
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), celebrou, nesta quinta-feira (27/2), no Palácio Piratini, o lançamento da plataforma Monitor de Profissões do RS (Monp) , no Palácio Piratini. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação técnica firmado com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em setembro de 2023, que também previu ações para promover a Modelagem de Informação da Construção (BIM). O encontro contou com a presença do governador Eduardo Leite.

O monitor de profissões é uma plataforma on-line desenvolvida com o objetivo de auxiliar os cidadãos a conhecer o ambiente e as alternativas profissionais da sua região, além de avaliar as possibilidades de qualificação para uma inserção mais efetiva no mercado de trabalho. De forma simples e intuitiva, a ferramenta disponibiliza dados relativos ao mercado local e opções disponíveis de cursos nos níveis técnico e superior, nas modalidades presenciais e a distância.

“São dois instrumentos importantes: a plataforma do BIM – que tem sido muito aplicada em projetos de obras em escolas e em prédios públicos, por exemplo – e o Monitor de Profissões – que auxiliará o governo no direcionamento de projetos de capacitação, bem como os empreendedores, que entenderão melhor o cenário profissional em suas regiões. Nossa gestão baseia a tomada de decisões em dados e evidências e temos certeza de que o Monp nos ajudará a direcionar nossos esforços da melhor maneira”, afirmou Leite.

O governador destacou que o Monitor de Profissões auxiliará o governo no direcionamento de projetos de capacitação -Foto: Vitor Rosa/Secom

A plataforma, desenvolvida pela ABDI com o apoio técnico do Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à SPGG, dispõe à população instrumentos de fácil acesso com dados sobre habilidades exigidas para cada profissão, além de remuneração, empregos formais e características do mercado de trabalho, como escolaridade, gênero e setores de atividade. A pesquisa pode ser realizada por recortes de regiões funcionais, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) ou municípios.

Continua após a publicidade

Participaram do ato a titular da SPGG, Danielle Calazans, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, bem como o presidente da ABDI, Ricardo Capelli.

“O Monitor de Profissões é uma plataforma moderna que busca aproximar as demandas do mercado e os interesses profissionais dos cidadãos, potencializando a inserção mais efetiva no mercado de trabalho no Rio Grande do Sul”, explicou Danielle Calazans. “A análise do conteúdo poderá guiar a um melhor posicionamento na área de atuação ou mesmo colaborar na escolha de carreira”, disse.

As fontes de informações e a base de dados da plataforma são provenientes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e de publicações do Fórum Econômico Mundial.

Continua após a publicidade

"Essa ferramenta proporciona à população o conhecimento detalhado do ambiente e das opções profissionais disponíveis em sua região, a avaliação de alternativas de qualificação, tanto em cursos técnicos quanto superiores. Isso favorecendo a empregabilidade e a conexão entre as necessidades do mercado de trabalho e os interesses profissionais dos cidadãos", destacou Cappelli.

BIM

As ações desenvolvidas a partir do acordo de cooperação com a ABDI incluíram, ainda, o curso "Democratizando BIM", disponibilizado por meio da plataforma on-line da Escola de Governo (EGov), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Foram emitidos 101 certificados para a capacitação, que apresentou conceitos e aplicações do BIM em benefício de obras públicas.

Outra ação consistiu na participação da ABDI e do Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM-RS) no BIM Fórum Roadshow Brasil. Os painéis apresentados no evento promoveram o BIM e a digitalização da construção, com foco no Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom SPGG e Secom
Edição: Secom