Com a chegada do calor, muitas pessoas percebem um aumento significativo da presença de formigas em casa, inclusive em apartamentos em andares altos. Mas por que isso acontece? Segundo Ana Eugênia de Carvalho Campos, pesquisadora e diretora-geral do Instituto Biológico do Estado de São Paulo, essas espécies são oportunistas e estão sempre em busca de água, resíduos orgânicos e gorduras.
Entre as espécies mais comuns no Brasil, destacam-se:
Essas formigas formam trilhas extensas, facilitando a infestação de alimentos frescos e armazenados. Quem nunca abriu um pote de açúcar e encontrou esses pequenos invasores?
A alta temperatura acelera o metabolismo das formigas, aumentando sua necessidade de comida e água. Além disso, essa estação é ideal para a postura de ovos, tornando as colônias ainda mais ativas.
Essas formigas fazem seus ninhos em locais protegidos, como frestas de paredes, batentes de portas, eletrodomésticos e até dentro de calçadas. Para evitar infestações, é fundamental fechar buracos e realizar manutenções periódicas.
Se você está lidando com uma infestação de formigas, algumas soluções naturais e químicas podem ajudar:
Ao utilizar iscas formicidas, é importante ter paciência. Elas atuam de forma progressiva, sendo levadas ao ninho e distribuídas entre a colônia. Caso o produto elimine a formiga imediatamente, o restante da colônia pode não ser afetado.
Combinando prevenção, vedação e o uso correto de repelentes naturais ou químicos, é possível manter sua casa livre de formigas, mesmo nos dias mais quentes!