A Liga Gaúcha de Futsal promoveu mais uma reunião com os representantes dos clubes da elite do futsal gaúcho para debater sobre o futuro da competição estadual. Apesar de ainda não contar com uma fórmula definida e com o número de equipes participantes, a Liga Gaúcha marcou o pontapé inicial para o dia 29 de agosto. Neste ano, devido à pandemia, não haverá rebaixamento. Os clubes possuem até o dia 29 de julho para confirmar presença no campeonato.
Apesar da data de início longínqua, o presidente da Liga Gaúcha, Nelson Bavier, crê que a competição será realizada com portões fechados. "Provavelmente teremos a competição com portões fechados, pelo que se desenha em relação às condições sanitárias do Estado. É importante que todos saibam que esta condição, e as ordens das autoridades estadual e municipais, inclusive para liberação das praças de jogos, seguirão balizando as nossas definições sobre a competição", explica o mandatário.
Além disso, a Liga Gaúcha trabalha para desenvolver, nos próximos dias, um modelo de protocolo sanitário padronizado a ser seguido pelos clubes para a retomada dos treinos e das partidas em ginásios. Há ainda tratativas para reduzir custos de testagem para Covid-19 a todos os clubes da Liga.
Até então, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) é a única equipe que retornou aos trabalhos em quadra, porém somente com trabalhos físicos, obedecendo as restrições e determinações presentes nos decretos estadual e municipal. O clube viabilizou a testagem para todos os atletas e colaboradores. Os testes ocorreram no dia 18 de maio, sem nenhum registro de coronavírus. Desde então a ACBF vem retomando os treinamentos de forma gradual.
Estão previstos para disputar a elite da Liga Gaúcha de Futsal de 2020 os seguintes clubes: ACBF, AEU, de Uruguaiana, AFUCS, de Seberi, ALAF, de Lajeado, AMF, de Marau, Atlântico, de Erechim, Guarani, de Frederico Westphalen, Guarany, de Espumoso, Horizontina, Lagoa, SASE, de Selbach, e Passo Fundo. Uma nova reunião com os clubes deverá ocorrer no início do mês de julho.
Mín. 17° Máx. 27°