A Federação Gaúcha de Futebol, em videoconferência realizada na tarde desta segunda-feira, dia 08, apresentou uma nova proposta para os representantes dos clubes que disputam a Divisão de Acesso de 2020. O projeto da entidade consiste em dar por finalizada a competição estadual, sem ascenso e rebaixamento. No lugar, a entidade promoveria uma nova competição que reuniria os clubes da Divisão de Acesso e da Terceirona Gaúcha. A proposta, no entanto, não foi aceita pela maioria dos clubes, a exemplo do Veranópolis e do Brasil de Farroupilha.
Conforme a entidade, a ideia seria realizar uma nova competição no segundo semestre (distinta da “copinha”), que daria vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 e para a Copa do Brasil do próximo ano. A competição, portanto, abrangeria, em um primeiro momento, clubes do Acesso e da Terceirona, em uma disputa regionalizada. Posteriormente, em uma espécie de Supercopa, os campeões de cada região se juntariam com os clubes do Gauchão, que estariam interessados em disputar (com a exceção dos clubes que já têm vaga garantida em competições nacionais).
A proposta, no entanto, pouco agradou os dirigentes da maioria dos clubes da Divisão de Acesso. O Veranópolis e o Brasil de Farroupilha, representantes da Serra Gaúcha, discordaram veementemente da proposta da entidade. “O Veranópolis quer a continuação do Acesso, e é contra a proposta da copa”, sinalizou o diretor de futebol do VEC, Fininho.
Na próxima segunda-feira, dia 15, haverá uma nova videoconferência para o debate da proposta e para demais deliberações sobre a Divisão de Acesso de 2020.
Entenda a proposta:
As equipes da Divisão de Acesso e da Terceirona Gaúcha seriam divididas em quatro regiões: Sul, Serra/Vale do Taquari, Metropolitana e Norte. Cada região sediaria dois grupos de quatro times cada. O primeiro colocado de cada chave receberia uma taça e R$ 120 em dinheiro. Posteriormente, os campeões de cada grupo se enfrentariam para decidir o título da região, bonificando o vencedor com mais R$ 60 mil.
Os quatro campeões regionais se classificariam para um novo torneio, que também contaria com a participação de clubes da elite do futebol gaúcho que não possuem vaga em competição nacional. Assim como na “copinha”, o campeão poderia optar pela vaga à Série D ou à Copa do Brasil. O vice ficaria com a vaga que restasse. A FGF não deixa claro se todos os confrontos da competição seriam realizados com portões fechados.
Mín. 17° Máx. 27°