Quem passa pela Rua Davile Sandrin, em Bento Gonçalves, já começa a notar a transformação que promete dar uma nova cara ao bairro Pomarosa. As fachadas das casas ganham vida com tons vibrantes de vermelho, azul e verde, em um processo que une cor e história das famílias que residem no local.
A ação faz parte do projeto Tudo de Cor por Bento, realizado pela Pró-Cor Tintas, Tintas Coral, Condor, Prefeitura de Bento Gonçalves, com apoio de entidades e voluntários. A iniciativa contemplará 61 residências e beneficiará diretamente mais de 200 moradores.
No último sábado (15), as primeiras casas começaram a ser pintadas, priorizando as construções localizadas em áreas mais altas, com o auxílio de pintores profissionais. O bairro foi escolhido por sua posição estratégica e visibilidade, já que é ponto de passagem para destinos turísticos como o Vale dos Vinhedos e cidades da região.
Participação comunitária e mobilização social
Desde o início do projeto, em 2024, os moradores estiveram envolvidos em todas as etapas, desde a idealização, escolha das cores até a preparação dos imóveis. A Faculdade FSG também contribuiu para o desenvolvimento da iniciativa.
Coordenador do projeto, Mauri Demarchi destacou a relevância da ação para a cidade.
"Esse projeto é muito especial, pois leva cor e alegria para a vida das pessoas. Com o apoio da Tintas Coral, já realizamos mais de sete projetos Tudo de Cor em Bento Gonçalves. A parceria com o poder público, especialmente com o prefeito Diogo Siqueira, foi fundamental para tirarmos essa ideia do papel e alcançarmos essa simpática comunidade. Para a Pró-Cor Tintas e Tintas Coral, é um orgulho fazer parte dessa transformação", afirmou.
Grande dia da pintura será em 22 de fevereiro
No próximo sábado, 22 de fevereiro, acontece o grande mutirão de pintura das casas, envolvendo a comunidade e voluntários. O prefeito Diogo Siqueira reforçou o convite à população:
"Essa ação valoriza o bairro Pomarosa, formado por pessoas batalhadoras. É um exemplo de integração entre sociedade, empresas e poder público. Convidamos todos que quiserem ajudar para que estejam presentes nessa grande mobilização."
Os voluntários devem se apresentar às 7h30, no ponto de encontro localizado na Rua Davile Sandrin, bairro Pomarosa.
Bloqueio de trânsito
Para garantir a segurança dos pintores e voluntários, o tráfego na Rua Davile Sandrin será interrompido a partir das 5h do dia 22, permanecendo bloqueado até o término das atividades.
A ação promete não apenas dar mais cor ao bairro, mas também fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho da comunidade local.