Bairros Trânsito
Motorista embriagado bate carro, foge na contramão pela BR-470 e acaba preso
Homem de 52 anos não tinha CNH e só parou o carro quando chegou em sua residência, sendo capturado pelos agentes da PRF.
17/02/2025 05h34 Atualizada há 4 dias
Por: Marcelo Dargelio
Teste do etilômetro apontou que motorista ingeriu uma grande quantidade de bebida alcoólica - Foto: Reprodução/Especial

Na tarde deste domingo, 17 de fevereiro, um homem de 52 anos foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por dirigir embriagado e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O caso ocorreu na BR-470, após uma perseguição que percorreu parte das ruas da cidade.

De acordo com a PRF, a equipe foi acionada após receber denúncias sobre uma Chevrolet Tracker que trafegava em zigue-zague e invadia a pista contrária, colocando em risco outros motoristas na rodovia. Os policiais iniciaram as buscas e localizaram o veículo, dando ordem de parada. Porém, o condutor não obedeceu e fugiu em direção ao centro urbano de Bento Gonçalves.

A perseguição só terminou quando o motorista chegou à sua residência. Ao ser abordado, os policiais verificaram sinais claros de embriaguez e realizaram o teste do etilômetro (bafômetro). O resultado apontou 1,31 mg/l de álcool por litro de ar alveolar, valor que ultrapassa amplamente o limite permitido e configura crime de embriaguez ao volante.

Durante a abordagem, os agentes também constataram que o homem, natural de Bento Gonçalves, não possuía CNH. Diante da gravidade da situação e do risco à segurança pública, ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (DPPA).

Continua após a publicidade

Na delegacia, o homem foi autuado por embriaguez ao volante, infração prevista no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuja pena varia entre 6 meses e 3 anos de detenção, além de multa e suspensão do direito de dirigir. Mesmo não sendo habilitado, a suspensão impede que o infrator obtenha a CNH futuramente.

Alerta das autoridades

A PRF reforça a importância de os motoristas respeitarem as leis de trânsito e destaca que dirigir sob efeito de álcool é uma das principais causas de acidentes graves, podendo resultar em mortes. A corporação também orienta a população a denunciar comportamentos perigosos nas estradas através do telefone 191.

Continua após a publicidade