Na madrugada deste domingo, 16 de fevereiro, a Operação Balada Segura em Bento Gonçalves resultou na autuação de 10 motoristas embriagados dirigindo pelas ruas da cidade. A ação foi promovida pela Secretaria de Segurança de Bento Gonçalves (Semseg), em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Guarda Civil Municipal (GCM), Brigada Militar e Polícia Civil. O objetivo da operação é reduzir infrações relacionadas ao consumo de álcool e coibir a embriaguez ao volante.
Durante a blitz realizada no domingo, 37 veículos foram abordados e 10 motoristas receberam autuações por dirigirem sob efeito de álcool. O mesmo número já havia sido registrado na madrugada do sábado, 15 de fevereiro, totalizando 20 autuações por embriaguez ao volante no final de semana.
A embriaguez ao volante em Bento Gonçalves segue sendo uma das principais preocupações das autoridades. Segundo os agentes envolvidos na Operação Balada Segura, ações de fiscalização são fundamentais para prevenir acidentes e salvar vidas. Dirigir após o consumo de álcool aumenta significativamente os riscos de colisões e atropelamentos, podendo causar tragédias irreparáveis.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor flagrado dirigindo sob efeito de álcool está sujeito a multa de R$ 2.934,70, suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e, em casos de reincidência, pode até responder criminalmente. O trabalho dos agentes de trânsito em Bento Gonçalves tem se mostrado essencial para garantir a segurança nas ruas e conscientizar motoristas sobre os riscos de beber e dirigir. A presença ostensiva da fiscalização inibe condutas imprudentes e reforça a mensagem de que a combinação de álcool e direção é inaceitável.