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Tecnologia e interdisciplinaridade ampliam a educação
Ferramentas digitais conectam disciplinas e tornam o aprendizado mais dinâmico. Especialista afirma que combinação de tecnologia e interdisciplinar...
12/02/2025 13h25
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

De acordo com um levantamento feito em 2023 pela TIC Educação (pesquisa que investiga a aplicação das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras), houve um crescimento na porcentagem de escolas de Ensino Fundamental e Médio com acesso à internet em comparação à edição de 2020, passando de 82% para 92%.

As variações mais marcantes nesse indicador foram identificadas em instituições que, ao longo da série histórica do estudo, apresentavam mais dificuldades na expansão da conectividade, como as escolas municipais (de 71% para 89%), aquelas situadas em áreas rurais (de 52% para 81%) e as de pequeno porte, como as com até 50 matrículas (de 55% para 70%).

Além disso, segundo a pesquisa, 62% das escolas utilizam plataformas educacionais e 73% possuem perfil ou página em redes sociais.

Para Amanda Glasser, mestre em Educação e consultora de Relações Governamentais da Jovens Gênios, o avanço das tecnologias digitais e o crescente acesso à internet transformaram a forma como escolas e instituições de ensino atuam.

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Uma das tendências que a profissional destaca é a integração de práticas interdisciplinares em ambientes virtuais de aprendizagem. “Essa abordagem permite que os conteúdos sejam apresentados de forma mais contextualizada e significativa, conectando diferentes disciplinas e promovendo uma aprendizagem mais ampla e profunda”, explica.

O que é interdisciplinaridade

Segundo Amanda, a interdisciplinaridade consiste na articulação entre diferentes áreas do conhecimento, permitindo que os alunos façam conexões entre os conteúdos de várias disciplinas.

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Assim, em vez de abordar os temas de forma isolada, o processo de aprendizagem ocorre de maneira integrada, relacionando conceitos de matérias como Matemática, História, Ciências e Língua Portuguesa, por exemplo, para tratar de um tema central ou resolver questões do dia a dia.

Interdisciplinaridade no ambiente virtual

A especialista explica que, com a crescente presença da tecnologia na educação, o ambiente digital tornou-se um espaço ideal para fomentar a interdisciplinaridade. “Ferramentas online oferecem recursos criativos que promovem a conexão entre diferentes campos do saber por meio de materiais audiovisuais, atividades dinâmicas e abordagens colaborativas, estimulando os estudantes a analisar conteúdos de formas variadas”, afirma.

De acordo com Amanda, a flexibilidade do ambiente virtual possibilita a criação de projetos que integram diversas áreas do conhecimento e permite que os alunos trabalhem em equipe, investiguem temas variados e proponham soluções para problemas reais.

“Por exemplo, um projeto interdisciplinar que explora o tema ‘sustentabilidade’ pode envolver cálculos matemáticos de pegada ecológica, análise de textos sobre o impacto ambiental na Língua Portuguesa e a exploração de aspectos científicos relacionados à preservação do meio ambiente”, exemplifica.

Estratégias para fomentar a interdisciplinaridade no ambiente virtual

Amanda aponta algumas estratégias que podem ser adotadas para promover a interdisciplinaridade no ambiente digital:

A interdisciplinaridade, portanto, representa uma estratégia essencial para promover uma educação mais integrada, colaborativa e significativa, especialmente quando apoiada por plataformas virtuais de ensino. “O ambiente virtual, com suas possibilidades de personalização, colaboração e uso de recursos multimídia, é um aliado importante para essa abordagem”, conclui Amanda.

Para mais informações, basta acessar https://www.jovensgenios.com/