13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Estudo de prevalência de Bento aponta 3,6% dos testados com coronavírus

Foram testadas 250 pessoas na cidade entre trabalhadores que têm contato direto com o público, e 9 delas testaram positivo para a Covid-19,

03/06/2020 às 22h35 Atualizada em 17/06/2020 às 12h55
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira, 3 de junho, os números da primeira etapa do estudo, que tem por objetivo traçar, com base em dados do Município, um perfil epidemiológico do Coronavírus (COVID-19). Intitulado "Epidemiologia da COVID-19 em Bento Gonçalves", o levantamento foi realizado nos dias 30 de maio e 2 de junho, com 250 pessoas testadas, entre trabalhadores do comércio, supermercados, turismo, entre outros que tem contato direto no atendimento populacional.

O objetivo foi avaliar a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no município, através de testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o novo coronavírus a partir de amostras de sangue coletadas por punção digital.   

Dos 250 testes realizados, 9 apresentaram confirmação da doença, seja com IgG, IgM ou IgG e IgM, o que aponta, que 3,6% da população já desenvolveu anticorpos para Covid-19. Destes 04 já estavam com anticorpos da doença (IgG), e 05 ainda com o vírus (IgM).

Cinco equipes da Prefeitura visitaram os estabelecimentos definidos previamente pelas entidades setoriais. Durante a visita, foi aplicado um questionário com o objetivo de identificar se os funcionários apresentaram ou apresentam sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar, bem como informações sobre saúde, idade, entre outros dados.  

Após isso, os profissionais da saúde realizam a testagem rápida coletando uma amostra de sangue. Os resultados, obtidos em 15 minutos de espera, são tabulados e analisados com auxílio de algoritmos e apresentados, permitindo ajustes nas ações de combate ao coronavírus. Pacientes que testaram positivo para a doença recebem acompanhamento especial.  

O secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira avaliou como positivo o resultado do estudo. "Com os dados poderemos entender melhor quais os setores que precisam políticas diferenciadas ou maior atenção. Conforme o estudo, hoje, temos cerca de 4 mil pessoas que já tiveram contato com a doença. O que fica dentro do nosso monitoramento realizado", destacou o secretário.  

"Com estes dados nas mãos poderemos ter mais embasamento para nossas ações e a segurança para nossa população. E assim, entramos em uma nova fase do nosso planejamento de ações contra disseminação da doença", ressalta o Prefeito Guilherme Pasin.         

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários