O projeto da nova Ponte de Santa Bárbara, que ligará Santa Tereza e São Valentim do Sul, deve ser entregue até o final de fevereiro de 2025. A informação foi confirmada pela Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul (Selt), que acompanha os estudos realizados pela empresa Vereda Engenharia, de Belo Horizonte.
A ponte é uma necessidade urgente para a região, já que a estrutura anterior foi destruída pela enchente de setembro de 2023, quando o Rio Taquari atingiu níveis recordes e derrubou a passagem na ERS-431. Desde então, os moradores e motoristas contam com uma balsa temporária, que já opera há um ano, com uma interrupção de seis meses devido à enchente de maio de 2024.
Após a entrega do projeto, caberá ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) analisá-lo, autorizar sua execução e dar início à construção. A nova ponte terá 320 metros de extensão, cerca de 50 metros a mais do que a estrutura anterior, garantindo maior segurança e capacidade de escoamento em caso de novas cheias.
O custo total da obra será de R$ 31,3 milhões, sendo R$ 24,4 milhões financiados pelo governo federal e R$ 6,9 milhões de contrapartida do governo do Estado. A nova ponte é considerada uma solução essencial para a mobilidade e o desenvolvimento da região, pois a ERS-431 é uma rota estratégica para o escoamento da produção agrícola e industrial do Vale do Taquari. Com a estrutura definitiva, o governo busca evitar os impactos econômicos e sociais causados pela dependência da balsa temporária, que tem capacidade limitada de transporte.
A expectativa da comunidade agora é que o Daer aprove rapidamente o projeto, permitindo que as obras iniciem o quanto antes. A reconstrução da Ponte de Santa Bárbara representa um avanço significativo na recuperação da infraestrutura viária do Rio Grande do Sul, fortemente impactada pelas enchentes dos últimos anos.