O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado nesta terça-feira (4). De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2025, só o Brasil deve registrar 704.080 novos casos da doença.
Se excluídos os tumores de pele não melanoma, as doenças que terão o maior número de diagnósticos no país neste ano têm a probabilidade de ser os de mama e próstata, com 73.610 e 71.730 detecções.
Por que 4 de fevereiro é o dia Mundial do câncer?
Essa data foi criada pela UICC (União Internacional para o Controle do Câncer) em 2005 para conscientizar a população mundial sobre a doença e incentivar as pessoas a falarem mais sobre o assunto no dia a dia, além de aumentar a procura para exames e diagnósticos.
O objetivo é unir esforços para aumentar a compreensão sobre a doença, apoiar aqueles que enfrentam a doença e lutar por mais investimentos em pesquisa para combater essa condição que afeta milhões de pessoas.
Apesar dos fatores genéticos desempenharem um papel no desenvolvimento de vários tipos de câncer, estudos indicam que aproximadamente 40% dos casos podem ser evitados por meio de mudanças simples no estilo de vida. A adoção de hábitos saudáveis e prática de atividades físicas podem ajudar a diminuir o risco de ter câncer.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é um convite à reflexão sobre essa doença e onde nos encontramos na guerra para vencê-la. O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer.
Atitudes para prevenir o câncer:
– não fumar;
– adotar uma alimentação saudável;
– manter o peso corporal adequado;
– praticar atividades físicas;
– amamentar;
– realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
– vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
– vacinar-se contra a hepatite B;
– evitar bebidas alcoólicas;
– evitar carnes processadas;
– evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
– evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.