Após uma década aguardando por um transplante de pulmão, o advogado Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas, morador de Garibaldi, finalmente passou pelo procedimento neste sábado, 1º de fevereiro, no Hospital Dom Vicente Scherer, da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. A cirurgia foi considerada bem-sucedida, mas, nas horas seguintes, médicos identificaram uma hemorragia interna, exigindo uma nova intervenção, prevista para segunda-feira, 3.
Diagnosticado em 2022 com fibrose pulmonar – uma doença respiratória crônica e progressiva, sem cura –, Rômulo convivia com os sintomas desde 2015. No início deste ano, seu quadro de saúde se agravou, levando ele e sua esposa, Ivane Favero, a se mudarem para Porto Alegre. O advogado utilizava oxigênio em casa, mas, devido à piora, precisou ser internado.
A notícia de que a doação do pulmão iria ocorrer foi dada na sexta-feira, dia 31 de janeiro. Rômulo foi submetido ao procedimento cirúrgico já no sábado, 1º de fevereiro. A cirurgia trouxe esperança à família. Segundo Ivane Favero, que divulgou informações sobre o estado de saúde do marido nas redes sociais, o pulmão recebido é compatível e a equipe médica segue acompanhando sua recuperação na UTI. Amigos e familiares agora se unem em orações, aguardando boas notícias nos próximos dias.
Ivane destaca que a grande lição que é tirada de tudo o que a família está passando é o quanto se faz necessária a divulgação sobre a importância da doação de órgãos. "O ideal é que todas as famílias autorizassem a doação de órgãos de seus entes queridos que partiram, para que muitas pessoas que estão na fila de espera sejam beneficiadas", destacou Ivane.
Rômulo e Ivane ficaram conhecidos pelo blog Viajante Maduro, onde compartilham experiências de viagem pelo Brasil e pelo mundo. Juntos, somam 112 mil seguidores no Facebook e Instagram, atraindo uma comunidade interessada em turismo sob o olhar maduro. Além de blogueiros, Rômulo é um advogado bem-sucedido no mundo do direito, enquanto Ivane é uma especialista em Turismo respeitada no Brasil e no mundo pelo seu conhecimento.