13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Quatro bairros de Bento vão contar com Estratégia da Saúde da Família

Mais de 13,5 mil pessoas devem ser atendidas por equipe médica nos bairros Santa Helena I e II, Fenavinho e Cohab.

29/05/2020 às 01h41 Atualizada em 15/06/2020 às 11h58
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Ministério da Saúde habilitou três UBSs de Bento Gonçalves a atuarem com o serviço de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Serão atendidas mais de  4,3 mil famílias, abrangendo 13,5 mil pessoas e com 22 novos Agentes Comunitários de Saúde.

As novas ESFs serão instaladas nas das Unidades de Saúde dos bairros Santa Helena I e II, Fenavinho e Cohab. A ESF inclui ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação de saúde. Conforme a coordenadora das Unidades de Saúde, Carmem Schultz, o objetivo de converter as unidades é para promoção da qualidade de vida da população. "Com atenção integral, igualitária e contínua, a ESF se fortalece como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A proximidade da equipe de saúde com o usuário permite que se conheça a pessoa, a família e a vizinhança. Isso garante uma maior adesão do usuário aos tratamentos e às intervenções propostas pela equipe de saúde", afirmou a coordenadora. 

O processo de implantação da Estratégia Saúde da Família, já foi iniciado na Unidade Santa Helena e posteriormente será realizado nas outras unidades. Inicialmente foi realizado um levantamento territorial a fim de analisar a quantidade de equipes necessárias para a população local. Após o levantamento e o mapeamento foi elaborado um projeto que passou pela aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Após a aprovação, será enviado à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e ao Ministério da Saúde. 

Para iniciar as atividades como ESF, cada unidade de saúde tem que ter um mínimo de profissionais, sendo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde.

O Processo Seletivo para os profissionais Agentes Comunitários de Saúde foi realizado e estão em fase de contratação, assim que forem contratados a ESF será implantada. "Essas mudanças vêm para beneficiar ainda mais a nossa população. Essa transição visa à prestação de um atendimento integral e de qualidade a todo o conjunto familiar, com atenção em cada ciclo de vida", salientou o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários