NB Notícias
Geral Boa Notícia
UCS
Após pressão, Prefeitura de Bento regulariza pagamento de médicos terceirizados
Profissionais tinham recebido apenas 50% dos vencimentos e ameaçavam paralisar alguns serviços.
30/01/2025 17h33 Atualizada há 3 semanas
Por: Marcelo Dargelio

A Prefeitura de Bento Gonçalves fez a regularização dos salários dos médicos terceirizados, que estavam atrasados desde 15 de janeiro. Os profissionais haviam recebido apenas 50% de seus vencimentos e ameaçavam paralisar os serviços caso o pagamento não fosse efetuado.

A comunicação do repasse dos valores foi feita pela administração municipal aos presidentes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul. As entidades aguardam, agora, uma manifestação da prefeitura sobre a melhoria nas condições de trabalho dos profissionais.

O atraso nos pagamentos gerou preocupação entre os médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24h), no Pronto Atendimento Zona Norte (PA Zona Norte) e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A Secretaria Municipal de Saúde atribuiu o problema à troca de sistema administrativo da prefeitura, que afetou o encaminhamento dos valores. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) já tinha reconhecido a eticidade dos movimentos de paralisação decorrentes de atrasos nos pagamentos aos médicos.