Nesta sexta-feira, 24 de janeiro, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, recebeu representantes da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), incluindo seu presidente, Celestino Oscar Loro. A comitiva veio conhecer o inovador projeto municipal de busca ativa de beneficiários do Bolsa Família, que oferece oportunidades de emprego e inclusão produtiva.
Desde o começo da iniciativa, em novembro do ano passado, 403 buscas ativas já foram realizadas. Desses casos:
Além de verificar dados cadastrais, a ação busca promover a inclusão dos beneficiários no mercado de trabalho, reduzindo a dependência de programas assistenciais e fortalecendo a economia local.
Durante o encontro, os empresários entregaram ao prefeito uma carta de apoio às ações de Bento Gonçalves. O documento, assinado por lideranças de entidades como Sindilojas, Simecs, Sindivinho, Simplás, entre outros, enaltece o foco em gerar autonomia e fortalecer a economia. O presidente da CIC destacou o papel transformador do trabalho: "O emprego é o melhor programa de assistência social. Com união, podemos replicar essa iniciativa em outras cidades".
O prefeito reforçou a importância do emprego como ferramenta de transformação social: "Estamos mostrando que é possível aliar fiscalização a políticas que gerem autonomia. Agradecemos o apoio da CIC Caxias e acreditamos que, com essa união, podemos multiplicar esse modelo para outros municípios", destacou Siqueira.
Na quinta-feira, 23 de janeiro, a busca ativa foi realizada no bairro Eucaliptos, com 62 endereços visitados. Em 41 deles, os moradores não foram encontrados ou divergências na composição familiar foram identificadas, evidenciando a importância do trabalho de verificação. Com a parceria entre setores públicos e empresariais, Bento Gonçalves segue como exemplo na busca pela inclusão produtiva e pela diminuição da dependência de programas assistenciais, promovendo o desenvolvimento econômico e social na Serra Gaúcha.