Entretenimento Entretenimento
Carnaval aquece economia brasileira e gera mais empregos
Com altos investimentos no Carnaval Rio-São Paulo, o evento tem expectativas promissoras para o comércio, indústria e geração de empregos, conforme...
21/01/2025 16h25
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

Um dos principais eventos que reúne turistas do Brasil e do mundo, está prestes a acontecer. O desfile das escolas de samba Rio-São Paulo, e diversas outras atrações, como trios elétricos, marchinhas e outras apresentações. São 6 milhões de turistas do mundo todo que visitam pontos estratégicos do país para pular o Carnaval, de acordo com a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). O Governo do Estado de São Paulo fará um investimento de R$ 27,8 milhões no Carnaval de Rua, e o Governo do Rio de Janeiro investirá R$ 64 milhões no Grupo Especial, de acordo com o Jornal O Globo

Todo ano, o Brasil fatura R$ 8 bilhões com o Carnaval. Esse é um dado apontado pelo Ministério do Turismo. E a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), fez um estudo o qual constatou que em 2024 o faturamento brasileiro atingiu em torno de R$ 9 bilhões, cerca de 10% a mais que em 2023.  

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, acontece o pré-carnaval. Do dia 01 a 04 de março, ocorre oficialmente o Carnaval 2025; e entre 08 e 09 de março, é o pós-carnaval. Todo esse período é lucrativo com a movimentação e consumo dos foliões que envolvem tantos os moradores da região e os turistas vindos de diversas partes do mundo.  

Para a CNC, as bebidas são produtos que trarão um alto faturamento para o comércio, com projeção de crescimento de 15% no período. Por isso, o uso de materiais que podem agregar a melhor experiência para os foliões, tendem a aumentar ainda mais o faturamento dos empreendedores. Isso envolve rótulos de garrafas de bebidas artesanais, copos feitos em PS que não quebram com facilidade e que evita acidentes, como copo de chopp personalizado, taça de Gin, copo Twister e copo Long Neck, para servir cervejas e destilados.  

Continua após a publicidade

Em uma entrevista realizada com o coordenador de marketing da Gráfica GIV Online, Victor Nakamura, o mesmo explica que houve uma procura maior de taças e copos personalizados para o Carnaval. Essa demanda cresceu em 7% no volume da produção geral de brindes, desde o começo de janeiro deste ano. Victor acredita que a personalização dos copos é um dos atrativos para o evento. 

Conforme análise da CNC, o Carnaval viabiliza não só a chegada de milhares de turistas, para trazer altos faturamentos na indústria e comércio, mas também é uma forma de geração de empregos, como a abertura de novas vagas para motoristas, equipe de segurança e costureiras, por exemplo, somando uma média de 70 mil empregos temporários em todo o Brasil.

Victor da GIV relata que o volume de vagas temporárias para costureiras, refletem direta e indiretamente com o Carnaval. Houve um crescimento gradativo na produção da linha têxtil, atingindo a marca dos 10% a mais nesse último bimestre, impactando em torno de 8% no faturamento total da empresa. 

Continua após a publicidade

“A nossa gráfica já contratou mais 10 costureiras para trabalhar em dois turnos no decorrer do último bimestre, por conta da produção da linha Dry Fit para o Carnaval 2025. Estamos produzindo abadás, croppeds, regatas, coletes, camisetas e calções, para usar em bloquinhos de rua e trios elétricos, para diversas cidades do país”, explica o especialista.

A pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), afirma que a produção nacional no setor têxtil e de confecção vai crescer 1,2% em 2025, dado que demonstra ser promissor para indústrias que têm investido em tecnologia, matéria-prima e mão de obra qualificada para o setor.