Um policial civil foi morto a tiros na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro, na cidade de Butiá, na Região Carbonífera do Estado. Ele foi alvejado com pelo menos dois disparos feitos por um adolescente. O menor foi apreendido e uma mulher foi presa na ação.
De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 21. Os policiais cumpriam mandado de busca e apreensão em uma residência, procurando uma mulher de 26 anos, acusada de tráfico de drogas. Ao chegarem no local, um adolescente de 17 anos, que seria companheiro da mulher, recebeu os policiais a tiros.
A reação do criminoso surpreendeu os policiais e um deles foi atingido. Ele foi identificado como sendo o escrivão Daniel Abreu Mendes, de 40 anos. O agente estava de colete, porém, foi atingido na lateral do tórax e também no pescoço. O policial chegou a ser socorrido, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e veio a falecer. O adolescente foi apreendido e a mulher de 26 anos foi presa. Na casa foi encontrada a filha da mulher, de apenas 6 anos, drogas e armas. Os disparos foram feitos com uma pistola nove milímetros semiautomática, que tinha um carregador estendido que a transforma em uma “metralhadora”.
Daniel Abreu Mendes era natural de Brasília e estava na Polícia Civil desde 9 de maio de 2023. Ele entrou na corporação na última turma de concursados. O policial trabalhou em Tapes antes de ir para Guaíba.Ele deixa a esposa e uma filha de 15 anos.