Morreu na tarde deste domingo, 19 de janeiro, um dos maiores e mais longevos nomes do jornalismo esportivo brasileiro: o apresentador Léo Batista. Ele tinha 92 anos e estava internado no Hospital Rios D'Or, na Freguesia, Zona Oeste do Rio, onde estava internado desde o dia 6 de janeiro. O apresentador foi diagnosticado com um tumor no pâncreas.
Léo Batista trabalhou até seus últimos anos de vida, pouco antes de ser internado. Foram mais de 70 anos de carreira. Ele atuou em quase todos os telejornais da TV Globo, onde trabalhou por 55 anos. Nascido João Baptista Belinaso Neto em 22 de julho de 1932, em Cordeirópolis, interior de São Paulo, começou a carreira nos anos 1940. Incentivado por um primo, participou e foi aprovado em um concurso para locutor do serviço de alto-falante de Cordeirópolis.
Em 1952, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi contratado pela Rádio Globo, onde trabalhou como locutor e redator de notícias. Seu primeiro trabalho na rádio, ainda como Belinaso Neto, foi no programa "O Globo no Ar". Dois anos depois, passou a integrar a equipe esportiva da rádio.
O nome Léo Batista surgiu em 1953, quando seu chefe Luiz Mendes não achava sonoro o nome de Belinaso Neto e fez uma votação entre os colegas, que escolheram o novo nome por unanimidade. Um dos muitos momentos históricos narrados por Léo Batista foi em 24 de agosto de 1954. Ele estava de plantão na Rádio Globo e noticiou, em primeira mão, o suicídio de Getúlio Vargas – a notícia mais importante que ele deu em sua carreira.
Na Rede Globo de Televisão foram mais de 50 anos de atuação. Tudo começou em 1970, onde trabalhou no tricampeonato mundial da Seleção Brasileira. Léo Batista foi um dos apresentadores na estreia do Jornal Hoje, em 1971, ao lado de Luís Jatobá e Márcia Mendes. Também apresentou o Esporte Espetacular, criado em 1973, e o Globo Esporte, lançado em 1978. "Por sinal, o nome foi ideia minha", lembrou Léo.
A narração de Léo Batista tornou-se característica dos "Gols do Fantástico", quadro que ele apresentou até 2007. Nos anos 2000, ele também participou do "Baú do Esporte" e de outros quadros do Fantástico e do Esporte Espetacular.
Em 2017, Léo Batista lançou o "Canal do Seu Léo" no Globo Esporte, onde revela bastidores e curiosidades da cobertura esportiva. Até pouco tempo antes de ser internado, ele seguia ativo, apresentando gols no Globo Esporte e participando de programas especiais, como o mais antigo apresentador da Globo em atividade.