Tecnologia Tecnologia
Saber Social e Descomplica oferecem faculdade de graça
Parceria entre Instituto Saber Social e Faculdade Descomplica prioriza mulheres de Sumaré e Hortolândia, oferecendo 50 bolsas integrais de graduaçã...
10/01/2025 12h00
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

Em 2023, uma em cada quatro mulheres entre 15 e 29 anos no Brasil não estudava, nem estava empregada, segundo o IBGE. Essa realidade afeta 25,6% das jovens brasileiras, muitas das quais enfrentam barreiras econômicas, sociais e culturais que dificultam o acesso ao ensino superior e a empregos de qualidade.

Para mudar esse cenário, o Instituto Saber Social e a Descomplica Faculdade Digital firmaram uma parceria que disponibiliza 50 bolsas integrais de graduação em diversas áreas. A iniciativa busca reduzir desigualdades de gênero e democratizar o acesso à educação superior, com foco inicial em mulheres de Sumaré e Hortolândia, mas aberta a todas as pessoas com ensino médio completo do Brasil.

Os benefícios do ensino superior digital

As universidades digitais, como a Descomplica, eliminam barreiras físicas e geográficas, oferecendo flexibilidade e acesso inclusivo à formação superior. Além disso, os cursos são alinhados às demandas contemporâneas do mercado de trabalho, preparando profissionais para carreiras em constante transformação, além de reconhecidos pelo MEC.

Continua após a publicidade

Os bolsistas terão acesso a cursos em áreas fundamentais, como:

Tecnologia:

Engenharia:

Continua após a publicidade

Gestão:

Esses cursos são projetados para atender às demandas do mercado de trabalho atual, oferecendo flexibilidade e acessibilidade para quem busca aprimorar suas habilidades e expandir suas oportunidades profissionais.

Para mais informações sobre os cursos e processos seletivos, basta visitar o site oficial da Descomplica (link).

"A Descomplica está feliz em firmar essa parceria com o Instituto Saber Social pelo compromisso compartilhado de reduzir as desigualdades sociais e ampliar oportunidades de transformação por meio da educação. Nosso modelo digital elimina barreiras geográficas e financeiras, tornando o ensino superior mais acessível em todo o Brasil. Além disso, os cursos são práticos e alinhados às demandas do mercado atual, oferecendo formações em áreas de alta empregabilidade, como tecnologia, gestão e comunicação, o que garante aos bolsistas uma preparação sólida para ingressar e se destacar em suas carreiras", diz Ludmila Scalco, Gerente Acadêmica da Descomplica.

Um ecossistema completo de suporte

Além das bolsas integrais, o projeto inclui um sistema de apoio para garantir o sucesso dos participantes:

Impacto local com abrangência nacional

Embora priorize mulheres de Hortolândia e Sumaré, a parceria está aberta as pessoas de todo o Brasil, contanto que tenham concluído o ensino médio. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo diretamente para:

“Acredito no poder transformador da educação porque vivi isso. Ingressar na faculdade aos 41 anos mudou minha vida e me trouxe até aqui. Essa parceria é uma oportunidade de criar mudanças duradouras na vida de muitas mulheres, dentro e fora de suas casas", Elenilsa Rosa, gestora do Instituto Saber Social.

Como se inscrever?

As inscrições para as bolsas já estão abertas. Interessados podem obter informações e realizar inscrições no site do Instituto Saber Social:

 https://institutosabersocial.org.br/instituto-saber-social-e-descomplica-lancam-parceria-para-oferecer-bolsas-de-graduacao-e-transformar-vidas/

Quem preferir, pode se inscrever presencialmente na Unidade I do Instituto Saber Social, em Sumaré. As pessoas selecionadas serão notificadas via e-mail e WhatsApp cadastrados no formulário.

"Uma graduação digital não só amplia o acesso à educação, mas também conecta as pessoas a novos patamares de oportunidades do mercado global, que cresce exponencialmente", destaca Alan Dantas, conselheiro do Instituto Saber Social e organizador da parceria.