Paredes de tijolos aparentes, ou tijolos de demolição, conferem personalidade a qualquer ambiente. O material pode trazer charme e aconchego, com texturas e cores diferenciadas. A aparência rustica combina com uma decoração mais contemporânea e também com o estilo industrial, dentre tantas outras possibilidades.
“Este tipo de textura propõe uma releitura moderna, mas com aspecto propositalmente desgastado, para remeter à aparência de uma outra época, o que é uma tendência na decoração atualmente”, comenta Ester Isfer, proprietária da Guaraúna, loja especializada em revestimentos cimentícios e madeiras de demolição, revendedora do Grupo Passeio em Curitiba.
Uma das formas de obter o visual é remover o reboco de uma parede construída em tijolos – que precisam estar em boas condições. Outra alternativa, cada vez mais comum, são os briques (brique significa “tijolo” em francês, inspiração que vem de construções coloniais antigas). O revestimento se assemelha aos tijolos de demolição originais, com a diferença de que as peças têm, em média, um terço da espessura, são mais leves e fáceis de aplicar. Podem ser instaladas em paredes de gesso, dry walle madeira, além áreas externas, lareiras, churrasqueiras e banheiros.
Outra vantagem é que as peças não esfarelam e praticamente não há perdas durante a instalação. “Por serem fabricados à base de cimento, os briques têm alta resistência e durabilidade. A instalação é fácil e rápida, o produto já vem impermeabilizado de fábrica, pronto para aplicar”, detalha Isfer. Também são mais sustentáveis, pois não é necessária a queima das peças durante a fabricação, gerando menos CO².
Mín. 15° Máx. 18°