Apesar dos esforços concentrados no combate ao coronavírus, a comunidade de Bento Gonçalves precisa ter atenção a outros problemas de saúde que possam surgir. Alguns deles são a dengue, zica e chikungunya pois fiscais da Vigilância Ambiental encontraram novos focos do mosquito em vários bairros do município. Nenhum caso da doença foi detectado na cidade até o momento.
Conforme a Vigilância Ambiental foram encontrados 38 focos do mosquito que transmite dengue, Zica e Chikungunya. Os focos foram localizados nos bairros Fátima, São Roque, Santa Helena, Ouro Verde, Zatt, Botafogo, Cidade Alta, Santa Rita, Santa Marta e Pomarosa.
O ambiente ideal para a criação do mosquito é na sombra, com água limpa e parada. As larvas são adaptadas ao calor. Por isso, é importante que cada cidadão faça a sua parte e siga as orientações dos profissionais da Vigilância Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente, para eliminar os criadouros do mosquito.
Confira algumas dicas:
-É importante verificar o seu quintal com frequência, 15 min por semana são suficientes para eliminar criadouros (que são todos os depósitos que podem acumular água e servir para proliferação do mosquito).
-Potes, garrafas, plásticos, pneus acumulam água proliferando mosquitos, além de servirem como abrigos para outros insetos que podem ser prejudiciais à nossa saúde, como baratas, carrapatos e animais peçonhentos.
-Observe o ambiente em que você vive. Elimine ou guarde em local coberto os depósitos que possam acumular água. Eliminar os criadouros do mosquito ainda é a melhor estratégia para evitar essas doenças.
- Denuncias devem ser encaminhadas para o 0800-979-6866
Mín. 13° Máx. 29°