Na manhã deste domingo, 22 de dezembro, um avião caiu na área central de Gramado, na Serra Gaúcha, próximo à Avenida das Hortênsias. O acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil, que seguem no local prestando atendimentos e apurando informações sobre o ocorrido.
Segundo o delegado Gustavo Barcellos, há registro de mortos e vários feridos, mas os números exatos ainda estão sendo levantados. A aeronave seria um Piper PA 42-1000 Cheyenne 400.
O empresário Paulo Benedito Kull, que estava hospedado no Hotel Exclusive, relatou o impacto da tragédia. Ele e sua família se preparavam para o café da manhã quando ouviram uma explosão extremamente forte. "Foi muito forte, o vácuo quebrou vidros do hotel. O cheiro de combustível queimado é muito forte", descreveu Kull.
Inicialmente, hóspedes e funcionários do hotel suspeitaram que a explosão tivesse sido causada por um acidente em um posto de combustível próximo ou um vazamento de gás. Somente minutos depois a notícia da queda do avião chegou até eles.
Por precaução, os hóspedes foram orientados a evacuar os quartos devido ao risco de novas explosões. A área ao redor do acidente permanece isolada, e a perícia está trabalhando para identificar as causas do acidente e o número total de vítimas.
A cidade, que é um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha, vive uma manhã de consternação e tensão. Autoridades devem divulgar novas informações ao longo do dia.