13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Mulheres são mais infectadas pelo coronavírus que homens em Bento Gonçalves

Levantamento feito pelo comitê da cidade aponta que 56,6% dos pacientes infectados são mulheres. Maioria dos pacientes tem entre 20 e 59 anos.

09/05/2020 às 14h05 Atualizada em 26/05/2020 às 00h45
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

As mulheres foram as pacientes mais infectadas pelo coronavírus em Bento Gonçalves. É o que aponta o levantamento apresentado pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus. As informações integram um levantamento de dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves. Os dados têm como base o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Até o momento foram realizados cerca de 800 exames para o coronavírus na Capital do Vinho.

Conforme o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, José da Rosa o documento revela que apesar dos primeiros casos terem sido diagnosticados (confirmados por exame) na semana de 16/03 até 22/03, os primeiros doentes já eram monitorados na semana anterior. Os dados também demonstram que dos infectados 43,4% são homens e 56,6% mulheres. A distribuição etária dos casos mostra que a maior proporção de infectados está na faixa etária de 20 a 39 anos (36,7%) e de 40 a 59 anos (32,7%), respectivamente.

Entretanto, as consequências mais graves da doença tiveram maior incidência na faixa etária acima de 60 anos. A gravidade da Covid-19 entre idosos é cerca de 30% maior que a verificada entre os infectados de 20 a 39 anos. Outro ponto importante é que entre os infectados, 64,3% estava com quadro de síndrome gripal, por ocasião do diagnóstico, e 30,1% com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Em 5,6% dos casos não havia sintomas.

Ampliação da testagem

Como forma de ampliar o raio de monitoramento dos pacientes com Coronavírus na cidade, a Prefeitura aumentou a testagem no Município. "Desde o início nossas decisões são embasadas em dados científicos e técnicos, e sempre apresentados com transparência para população, o que nos permitiu planejar cada passo com tranquilidade. Agora com mais testes podemos monitorar a disseminação do vírus na cidade, isolar os confirmados e quem convive com eles", disse. 

O diagnóstico da Vigilância Epidemiológica demonstrou que do total de casos confirmados, em 64,3% (126) a infecção foi diagnosticada através de um exame laboratorial chamado PCR (polymerase chain reaction), e o restante através da realização de testes rápidos.

Bento Gonçalves hoje tem 196 pacientes confirmados com a doença, sendo 101 já com cura clínica e 03 óbitos.



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários