Meio Ambiente Meio ambiente
No Dia Nacional do Bioma Pampa, governo firma parceria inovadora para qualificar gestão de unidades de conservação
O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Rio...
17/12/2024 18h35
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Rio Grande para promover a integração e a cooperação mútua na gestão das unidades de conservação (UCs) existentes no município e que fazem parte do bioma Pampa. O ato de assinatura ocorreu nesta terça-feira (17/12), Dia Nacional do Bioma Pampa.

Inédito no Rio Grande do Sul, o termo visa implementar um “mosaico” de UCs, compartilhando espaço físico, informações, equipamentos e estruturas. Além disso, buscará envolver os gestores das unidades e a população local em um processo de gestão integrada delas. A UC estadual Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico integra o "mosaico". Com área de 6.253 hectares e dedicada à conservação do bioma Pampa, ela é reconhecida internacionalmente como Área Importante para a Conservação de Aves.

“Esse tipo de acordo é inovador para garantir o fortalecimento da conservação por meio da gestão compartilhada, lançando mão das capacidades estaduais e municipais. Representa a busca contínua por alternativas efetivas de conservação, com desenvolvimento econômico, social e ambiental, agregando os entes federativos em um objetivo comum”, afirmou a titular da Sema, Marjorie Kauffman.

Com o termo firmado, os envolvidos esperam maior efetividade na gestão das UCs do município de Rio Grande, a conservação de espécies ameaçadas e de habitats prioritários, além do engajamento comunitário e fortalecimento da educação ambiental na região.

Continua após a publicidade

“O projeto inclui a reforma de uma base com foco em sustentabilidade, com a instalação de energia fotovoltaica e compensação ambiental. O plano de expansão da área também prevê a criação de espaços para pesquisas e apoio em situações de emergência, como enchentes. A iniciativa integra esforços para fortalecer a gestão ambiental no Estado, com foco em áreas protegidas próximas a zonas urbanas”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Rio Grande, Pedro Fruet.

Em 2023, o Estado registrou uma redução de 55% no desmatamento, com uma queda de 50% na supressão de vegetação nativa no Pampa, conforme dados do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD), divulgado em maio pelo MapBiomas. A redução é fruto das ações de fiscalização e da colaboração com municípios para fortalecer a gestão florestal.

Outras Iniciativas da Sema em Prol do Pampa

Continua após a publicidade

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom