A Prefeitura de São Leopoldo comunicou nesta sexta -feira, 1° de maio, que 26 das 72 infectadas por coronavírus no município são trabalhadores de frigoríficos da cidade de Garibaldi. Outros 90 trabalhadores que atuam nas empresas fevem ser testados, pois há suspeita de um surto da covid-19 entre os profissionais.
Entre os 26 infectados, 22 atuam no frigorífico Nicolini, que teve registro de um óbito de trabalhador por coronavírus. O local passou por inspeção de auditores fiscais do trabalho, e ações para a ampliação de medidas preventivas foram definidas para conter as contaminações na planta. Os outros quatro infectados trabalham em uma filial da JBS.
O secretário municipal de Saúde de São Leopoldo, Ricardo Charão, demonstrou preocupação com o grande número de casos até o momento. "Estamos chamando todos os 114 trabalhadores desses dois frigoríficos para testagem. Quem testa positivo já ganha um atestado de 14 dias e terá que ficar em isolamento domiciliar", destacou.
Segundo Charão, assim que ficou caracterizado o foco do contágio, a prefeitura entrou em contato com autoridades sanitárias de Garibaldi e do Estado, além dos ministério públicos Estadual (MP-RS) e do Trabalho (MPT-RS).
Bento Gonçalves também entrou em estado de atenção aos casos de coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde já iniciou o monitoramento dos ônibus que levam trabalhadores para os frigoríficos Nicolini e JBS. Não está descartada a possibilidade de que estes trabalhadores sejam submetidos a testes rápidos na próxima semana.
Mín. 17° Máx. 27°