A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a a Invest RS realizaram a primeira reunião oficial de trabalho nesta terça-feira (10/12). O objetivo foi iniciar o plano de ações para 2025, com foco na presença internacional do Rio Grande do Sul em feiras, eventos e missões para países que são estratégicos para o Estado. A Sedec e a agência vão trabalhar de forma conjunta na atração de investimentos e abertura de novos mercados para os produtos gaúchos, atuando na identificação, mapeamento e análise de potenciais negócios para empresas sediadas no Rio Grande do Sul.
O titular da Sedec, Ernani Polo, destacou que as missões são o caminho para muitas empresas acessarem mercados que, isoladamente, não seriam possíveis. "É papel do poder público proporcionar essa alternativa para os empreendedores". Para isso, ressaltou Polo, é necessário planejamento em relação às questões logísticas e de agendamento. "Vamos fazer um mapa para verificar quais locais serão mais produtivos e quais feiras darão mais retorno ao Estado", disse.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, reforçou a importância de fazer um levantamento sobre países interessantes para promover os produtos gaúchos. "Estamos com uma equipe constituída que já começou a analisar de que forma e onde podemos contribuir e agregar.”
Na reunião, também foi ressaltado que o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável está conectado com o planejamento da presença internacional do Rio Grande do Sul, por meio de eventos que estejam alinhados com setores estratégicos para o Estado contidos no plano como, por exemplo, o de energias renováveis. As próximas reuniões darão seguimento ao fluxo de organização do trabalho entre as equipes envolvidas.
Também participaram da reunião a diretora de Inteligência e Estratégia da Invest RS, Caroline Bucker, o diretor-geral da Sedec, Leandro Evaldt, o diretor-geral-adjunto, Roger Pozzi, o diretor do DPCI, Evaldo da Silva Junior, o diretor-adjunto, Sebastian Watenberg, o secretário-executivo do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, Diogo Leuck, e a assessora da Sedec, Cynthia Bonatti.
Texto: Ascom Sedec
Edição: Secom