Geral Volta por cima
Cooperativa Vinícola Aurora vira exemplo de boa governança corporativa
Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Ricardo Hofmeister, destacou que a forma de atuação da cooperativa deve ser seguida por todas as empresas do país.
07/12/2024 07h53 Atualizada há 3 semanas
Por: Marcelo Dargelio
Presidente do TRT4, Ricardo Hofmeister, parabenizou o presidente Renê pelo trabalho realizado na cooperativa - Foto: Camila Ruzzarin/Divulgação

Nada como um dia após o outro. Esse ditado, tão antigo, serve de inspiração e exemplo para a Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves. Injustiçada pelo país nas questões envolvendo os casos de trabalho análogo à escravidão, a cooperativa tornou-se um exemplo de boa governança corporativa para todo o Brasil. É o que destacou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa. Ele esteve participando do segundo encontro de  Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista, organizado pela Aurora.

De acordo com o presidente do TRT4, o projeto adotado pela Cooperativa Vinícola Aurora serve de exemplo a ser seguido não só pelo setor vitivinícola, mas como para qualquer segmento empresarial do país. Para Hofmeister, a cooperativa conseguiu instituir elementos fundamentais para uma boa governança, como a proteção do meio ambiente e o cuidado com os trabalhadores. "A Aurora reconheceu [suas falhas] e deu um upgrade, adotando a melhor governança possível. Então, só tenho a dizer que bom que a Aurora, apesar daquilo que aconteceu, deu a volta por cima e hoje é um exemplo”, disse o presidente do TRT4.

Cooperativa e seus associados deram a volta por cima e hoje são referência para o mercado de trabalho

 

Segundo o presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, na safra deste ano, 61 produtores cooperados foram vistoriados por meio de uma auditoria externa e mais de 60 foram fiscalizados pelo Ministério Público do Trabalho. Todos eles estavam em conformidade com a legislação trabalhista. As 1,1 mil famílias cooperadas receberam as orientações e responderam ao check-list da equipe agrícola da Aurora. Em 2024, o documento passou a ser digital, facilitando o armazenamento dos dados e agilizando os possíveis encaminhamentos quanto a melhorias pontuais necessárias. Outra novidade foi a expansão deste trabalho de orientação para os fornecedores externos de matéria-prima (mosto).

Continua após a publicidade

O presidente destaca ainda que os cooperados se conscientizaram da importância de estar em conformidade com as exigências da NR-31, que dispõe sobre as condições de trabalho decente, e deram uma ótima resposta com ações e melhorias práticas. “Prova disso é que o próprio TRT4 está de volta a Aurora e nos aponta como referência de uma cooperativa que depois de um caso extremamente triste acelerou as transformações que já estavam em curso e que hoje serve de exemplo para toda a cadeia produtiva”, relatou Tonello.