Uma ação rápida dos agentes da Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves (GCM) conseguiu desarticular uma quadrilha especializada em roubos de cabos de internet na cidade. Um homem de 35 anos foi preso em flagrante no momento em que ele e mais três indivíduos faziam o furto utilizando até um caminhão.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSEG), os guardas foram acionados para verificar a retirada de cabos de internet e energia na área central de Bento Gonçalves na noite da quinta-feira, 5 de dezembro. Uma viatura com os agentes se deslocou até o ponto onde ocorria a retirada. Ao abordarem os indivíduos, foram comunicados de que eles estavam autorizados a realizar o trabalho, sendo que um dos homens entregou um documento informando a autorização.
Desconfiados da veracidade do documento, um dos guardas fez contato com a empresa que seria a responsável pelo trabalho, sendo que o proprietário informou que não havia autorizado nenhum de seus funcionários a realizar este tipo de serviço. Diante dos fatos, os quatro indivíduos receberam voz de prisão em flagrante e foram levados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atenidmento (DPPA).
Na delegacia, apenas um homem de 35 anos, naturtal de Santa Rosa, mas morador de Bento Gonçalves, teve o flagrante da prisão lavrado pelo delegado plantonista, em virtude de ser o líder do grupo. Ele tem passagens policiais por posse de entorpecentes e tráfico de drogas. Os demais indivíudos foram liberados após prestarem depoimento.
Chamou a atenção dos agentes de segurança a frieza dos indivíduos no momento da abordagem e a grande quantidade de cabos já furtada em um curto espaço de tempo. Os cabos eram colocados na caçamba de um caminhão e, provavelmente, seriam comercializados de forma ilegal com atravessadores.