Geral Novo comando
Prefeita de Santa Tereza assume a presidência do Cisga
Gisele Caumo permanecerá à frente do Consórcio em 2025.
05/12/2024 13h16
Por: Marcelo Dargelio

A prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, assumiu nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga). Gisele atuava até então como vice-presidente, tendo como presidente o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari e como secretário o prefeito de Cotiporã, Ivelton Zardo.

Na nova gestão, a Prefeita tem como vice-presidente o prefeito de Fagundes Varela, Nelton Carlos Conte e, como secretário, o prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch.
O Consórcio reúne 24 municípios, somando cerca de um milhão de habitantes. Seu principal propósito é promover licitações para compras e serviços compartilhados, objetivando garantir maior segurança jurídica, redução de custos e a valorização econômica para os municípios integrantes.
Para a Prefeita, o Consórcio tem grande relevância no contexto regional. “As ações promovidas pelo grupo de integrantes resultam em prosperidade e economia para todos os municípios que o compõem. Esta, certamente, é mais uma grande responsabilidade, que será cumprida com a mesma dedicação com que desempenho minhas funções à frente de Santa  Tereza", destacou a presidente.

Fundado em 2011, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – Cisga tem como principal objetivo atuar na gestão associada dos serviços públicos nas diversas áreas da administração pública. Consoante a este propósito o Consórcio está habilitado a receber recursos através de convênios ou outros instrumentos congêneres para a implementação das ações previstas em seu planejamento. 
Atualmente o Cisga é constituído pelos municípios de André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de aproximadamente um milhão de habitantes.

 

Continua após a publicidade