13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Alterações no decreto em Bento Gonçalves já geram polêmica

Prefeito Guilherme Pasin determinou o uso obrigatório de máscaras na cidade, mas também liberou a realização de bailes e festas de comunidade.

29/04/2020 às 13h47 Atualizada em 20/05/2020 às 12h07
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Entra em vigor nesta sexta-feira, 1º de maio, as alterações no decreto municipal feitas pelo prefeito Guilherme Pasin para a cidade de Bento Gonçalves. A partir desta data, será obrigatório o uso de máscaras. Porém, na contramão das determinações de isolamento social, foram liberadas as realizações de bailes e festas de comunidade na Capital do Vinho.

O novo decreto traz apenas alterações pontuais em relação ao documento editado no dia 16 de abril, que autorizou  a abertura das empresas de setores do Comércio e Serviços.   O uso de máscaras se torna obrigatório nas ruas da cidade e também em estabelecimentos públicos e privados. Aos que desrespeitarem a medida, numa primeira abordagem serão apenas advertidos. Em caso de reincidência, o cidadão será multado no valor de 0,5 URMs, valor de R$ 69,40. A mesma multa será aplicada a cada vez que a norma for descumprida.

Outra decisão tomada pelo prefeito é a liberação da realização de bailes e festas de comunidade. A determinação do decreto libera ainda a realização de eventos sociais, culturais e esportivos até às 22h desde que limitada a 30 pessoas. As casas noturnas, pubs e bares poderão abrir permitindo a entrada de até 50% das pessoas, de acordo com o que está determinado em seu PPCI. Os estabelecimentos terão que garantir também a ventilação dos ambientes e o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas. A mesma determinação vale para as igrejas na realização de cultos. Não será autorizada a entrada de idosos a partir dos 60 anos e também de crianças até 12 anos.

Qual o embasamento seguido para a liberação dos bailes?

Mesmo antes das novas normas entrarem em vigor, elas já estão gerando polêmica. A comunidade questiona qual o embasamento utilizado pelo poder público para a liberação da realização de bailes e festas de comunidade em um  momento em que os números de pessoas infectadas vem aumentando consideravelmente em Bento Gonçalves. A Capital do Vinho teve registrado nesta terça-feira, 28, o registro de 22 novos casos confirmados com coronavírus no município, o maior número até o momento em apenas 24 horas. No total são 73 pacientes infectados pela covid-19, sendo 15 pessoas curadas.

Além disso, o questionamento principal é em relação aos bailes. Isso porque, sabe-se que  no município os únicos eventos realizados à tarde e no início da noite são os bailes da Terceira Idade, realizado em alguns clubes da cidade. Até o fechamento da reportagem, a prefeitura não havia se manifestado sobre como será feita a fiscalização nestes eventos.


Clique aqui e confira a íntegra das alterações no decreto municipal.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários