Em um evento repleto de emoção e simbolismo, a Sicredi Serrana RS/ES deu início a uma nova etapa de sua história no dia 28 de novembro, com o lançamento da Pedra Fundamental de sua futura Sede Administrativa própria, em Carlos Barbosa. O projeto, que leva a assinatura do
Departamento de Arquitetura – DA e será executado pela Andora Construtora, promete transformar a paisagem local e fortalecer ainda mais a presença da cooperativa na região.
O presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, não escondeu sua emoção ao pisar pela primeira vez no local onde a nova Sede será erguida. “Neste solo sagrado, invocamos as bênçãos de Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no Brasil. Esta pedra representa a base
para a construção de um grande sonho”, declarou Balbinot, destacando a importância do cooperativismo e a força do coletivo. “É uma obra coletiva, audaciosa e que reflete o que a Sicredi Serrana ainda poderá ser para suas comunidades, aqui no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo.
Essa casa vai ser um lugar de referência para comunidade, região e país”, complementou.
A prefeita em exercício de Carlos Barbosa, Beatriz Martin Bianco, ressaltou a honra de ter o Sicredi no município. “A Sede será um cartão postal para Carlos Barbosa, um local que as pessoas reconhecerão e apreciarão. O Sicredi inspira, abraça e faz com que todos tenham muita confiança. Parabéns à Andora e ao DA por traduzirem a essência da Sicredi Serrana neste projeto. O município só é grande porque as empresas são grandes. Meu agradecimento em nome de Carlos Barbosa, onde nasceu a Sicredi Serrana”, disse.
Localizada às margens da RS 470, ocupará uma área de 1,3 hectare com 11.856 m² de construção. A estrutura contará com área executiva, centro de eventos, Memorial do Cooperativismo e área de lazer. O investimento total será de R$ 76,5 milhões, com a sede executiva acomodando mais de 250 colaboradores e o centro de eventos com capacidade para até 670 pessoas.
Pautada pela sustentabilidade, a construção buscará certificações internacionais, visando autossuficiência em energia e água. O Diretor de Operações, César Antônio Possamai, destacou que o projeto reflete o propósito da cooperativa e valoriza a comunidade. A previsão é que a nova
sede esteja concluída em 2026. A nova estrutura proporcionará as condições ideais para a expansão e evolução contínua da Sicredi Serrana.
Mín. 9° Máx. 27°