A Prefeitura de Bento Gonçalves está realizando mais uma ação para combater a doação de esmolas nas ruas da cidade. Foram instaladas placas com a inscrição "Não dê esmolas", a fim de garantir que as pessoas que estão pedindo nos semáforos sejam auxiliadas de outras formas.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). As placas foram instaladas em 20 cruzamentos da cidade, onde a secretaria identificou que há pessoas pedindo dinheiro para os motoristas. O objetivo é fazer com que as pessoas pedintes sejam auxiliadas de outras formas, como a indicação para um emprego, por exemplo.
Um levantamento feito pela Sedes apontou que há 47 pessoas pedindo nas ruas da Capital do Vinho. Deste total, 15 vivem realmente em situação de rua e outras 32 têm residência na cidade e já são atendidas pela assistência social. De acordo com o secretário Eduardo Viríssimo, os atendidos recebem benefícios do Governo Federal e alimentos na SEDES, porém, mesmo assim, ficam pedindo nos semáforos para a compra de drogas e bebidas alcoólicas. "Pedimos para a população não dar esmola e avise a Assistência Social para que a gente possa chegar nessas pessoas para auxiliá-las a sair desta situação”, destacou o secretário.
As placas de ruas instaladas têm os dizeres "Não de esmolas, ligue 3055-7357". Esse contato é do Serviço de Abordagem Social, que possui sua sede no Creas (Rua Caetano Darolt, 434, bairro Progresso). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) dispõe da casa de passagem que oferece pernoite, acesso à higiene pessoal e alimentação, e está localizada na Rua Francisco Navarini, 136, no bairro Maria Goretti, funcionando das 19h às 7h.
Mín. 11° Máx. 23°