17°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Projeto de alunos de Bento Gonçalves busca recuperar áreas de deslizamento

Iniciativa de estudantes do Colégio Sagrado visa a recuperação de áreas desmatadas utilizando cápsulas de barro com sementes de árvores nativas, conhecidas como “Bombas Verdes”.

29/11/2024 às 05h49
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Conscientização ambiental dos alunos do Colégio Sagrado pode ser replicada nas demais escolas da cidade - Fotos: PRF/Divulgação
Conscientização ambiental dos alunos do Colégio Sagrado pode ser replicada nas demais escolas da cidade - Fotos: PRF/Divulgação

Muito mais do que falar é preciso agir. E foi desta forma que alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus criaram um projeto para recuperar diversas áreas atingidas pelos deslizamentos de terra que ocorreram na região de Bento Gonçalves. A iniciativa, denominada Bombas Verdes, visa a recuperação de áreas desmatadas, utilizando cápsulas de barro com sementes de árvores nativas. A Prefeitura de Bento Gonçalves e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram parceiras na iniciativa.

Na tarde desta quinta-feira, 28 de novembro, o projeto foi realizado com o auxílio do helicóptero da PRF. A aeronave sobrevoou as áreas afetadas e os policiais fizeram o lançamento das bombas verdes, com o objetivo de promover o renascimento da vegetação nesses locais. A iniciativa dos estudantes, inédita em Bento Gonçalves, surgiu na Tailândia, e tem se espalhado pelo mundo como uma maneira prática e eficaz de restaurar ecossistemas. O projeto é especialmente relevante para Bento Gonçalves, que foi severamente impactado pelas chuvas torrenciais e deslizamentos de terra de maio de 2024, um dos maiores desastres climáticos da história do Rio Grande do Sul. As chuvas devastaram várias áreas de floresta nativa, deixando um cenário de destruição.

Bombas verdes produzidas pelos alunos vai ajudar a reflorestar áreas atingidas no interior do município

 

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, por meio do Projeto Ações para Melhorar o Mundo, incentivou seus alunos a participar da iniciativa, preparando as Bombas Verdes para serem lançadas nas áreas mais críticas. Todas as 24 turmas do Ensino Fundamental do colégio se envolveram na ação. Na ação desta quinta-feira, 28, foram lançadas 1.500 bombas verdes nos distritos de Faria Lemos (Linhas Ferri, São Luiz e Natividade) e Tuiuty (Rio das Antas e Linha Buratti).

Para garantir que as sementes chegassem a locais de difícil acesso, a PRF utilizou um helicóptero da Divisão de Operações Aéreas para lançar as cápsulas. Mesmo que as Bombas Verdes não "explodam" ao contato com o solo, a umidade das chuvas ajudará as sementes a germinarem, dando início a um processo de regeneração ambiental que visa devolver a natureza ao estado original, promovendo um futuro mais verde e resiliente.

Uma nova ação será realizada nos dias 5 e 7 de dezembro, quando as equipes farão a dispersão de mais 3 mil bombas verdes por meio terrestre em diferentes pontos do interior do município que foram atingidos pelos deslizamentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários