15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Saúde bucal dos idosos em alerta

Consideradas no grupo de risco para a COVID-19, as pessoas com mais de 60 anos precisam reforçar na cartilha da higienização em casa com os cuidados da saúde bucal.

24/04/2020 às 12h25 Atualizada em 24/04/2020 às 13h08
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Porta Voz
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Manter o corpo e a mente saudáveis durante o período de isolamento em casa é um desafio e tanto. Para as pessoas acima dos 60 anos e que estão no grupo de risco para o novo coronavírus, ter a saúde equilibrada é essencial para reduzir as chances de contágio. Esse equilíbrio passa por cuidados específicos nos dentes e na boca.

A falta de cuidados com a higiene bucal nesta fase da vida pode causar uma série de doenças, entre elas: xerostomia (boca seca), cárie de raiz, lesão na mucosa bucal, doenças periodontais e bruxismo, que é o hábito de apertar e ranger os dentes. Além de evitar esses problemas, ao seguir diariamente hábitos de higiene bucal, os idosos também reduzem as idas ao dentista nesse momento em que o país faz quarentena.

A higienização dos dentes naturais deve ser feita primordialmente por uma escova com cerdas macias, fio dental e creme dental com flúor. A escova dental Antibac, da Condor por exemplo  possui em sua composição íons de prata, que ajudam a eliminar as bactérias que podem contaminar a escova. Suas cerdas em zig zag alcançam melhor os espaços entre os dentes. Além disso, ela vem com um prático estojo protetor também com ação antibacteriana.

Para quem usa próteses fixas ou móveis, os cuidados devem ser redobrados. Assim como os dentes naturais, as próteses também acumulam placa bacteriana e devem ser higienizadas ao acordar, antes de dormir e após as refeições. Para esse tipo de higienização, a Condor possui a escova Protética, específica para a limpeza de próteses e também de aparelhos ortodônticos móveis.

A escova possui cabeça com cerdas dos dois lados, um para escovar os dentes e outro para a limpeza detalhada de regiões como os sulcos e gengivas. A escova possui um cabo revestido de borracha, que garante mais segurança na pegada, evitando que escorregue das mãos.

Saiba como fazer a higienização correta de dentes e próteses

Tenha duas escovas: uma para os dentais naturais e outra para a prótese;

Para pessoas que também possuem dentes naturais, o ideal é usar uma escova extra macia ou macia para essa etapa da higienização;

A higienização da prótese móvel precisa ser feita com movimentos delicados;

Coloque um pouco de creme dental não abrasivo na escova e limpe cada parte para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana. Enxágue com água em seguida;

Antes de colocar a prótese novamente, faça bochecho com água e utilize uma escova dental ultra macia para massagear a gengiva, as bochechas e a língua;

Quando a prótese não estiver sendo usada, o ideal é guardá-la em um copo com água e cobrir para evitar contaminações;

Duas vezes por mês, coloque a prótese durante 30 minutos, em um copo com água e três gotas de água sanitária. Lave com bastante água;

A limpeza da prótese fixa deve ser realizada da mesma forma que os dentes naturais. A escova indicada é a mesma utilizada para os dentes naturais, pois as cerdas macias permitem que a escovação seja feita de forma mais detalhada e delicada, evitando lesões na gengiva.

Fale sempre com seu profissional de confiança, cuide da saúde bucal !





* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários