A Prefeitura de Santa Tereza anunciou que começaram as obras para reconstruir a ponte que dá acesso à Linha José Júlio no interior do município. A ponte foi levada pelas águas da enchente na manhã do dia 30 de abril. Os recursos são oriundos do Governo Federal.
De acordo com a prefeitura, foram destinados pelo Governo Federal o valor de R$ 4.100.400,00. O plano de trabalho para a construção da nova estrutura foi cadastrado pelo município na Defesa Civil Nacional e foi aprovado no mês de junho. A empresa Cidade Projetos e Construções será a responsável pela obra.
Conforme o projeto, elaborado pela Progettare Engenharia e Assessoria, que desde a enchente de setembro de 2023 atua junto à Administração Municipal, a nova ponte terá 72 metros de extensão (a antiga contava com 40,8 metros). A largura também será ampliada de 4 metros para 7,3 metros, sendo 6 metros de pista e 1,30 metro de passarela para pedestres, algo que a outra ponte não oferecia. A capacidade de carga será de até 45 toneladas. “Quando perdemos pontes, perdemos elos. Esta ponte representava ligações de saúde, de educação, de economia, fazendo com que a logística pudesse acontecer. Mas hoje, sete meses após, começamos uma obra muito mais robusta, com características que atenderão às necessidades de todos os usuários. Não há dúvidas de que a construção desta ponte venha com a simbologia do reconstruir, do ressignificar, que tanto almejamos para nosso pequeno paraíso. Esta obra representa muito mais do que concreto, aço, pilares. Representa o reconstruir da confiança, da segurança, do orgulho de sermos uma comunidade forte e aguerrida”, comemora a prefeita.