13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Opinião: Dia da Consciência...

Em sua coluna, Orides Rodrigues da Silva deixa em aberto a data, relatando que o importante é, sim, ter consciência.

25/11/2024 às 08h55
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Opinião: Dia da Consciência...

Sim, deixo assim em aberto, para que cada um complete as reticências com aquilo que bem entender, mas é sim necessário ter consciência, não importa se de cor, credo ou classe, a consciência é necessária e urgente.

Mas antes vamos entender o que é consciência:
Segundo o Dicionário online Aulete digital (cons.ci.ên.ci:a) é o que permite a uma pessoa a percepção do que se passa em torno de si (o mundo exterior) e dentro de si próprio (o mundo interior). Capacidade de julgar o que é correto de acordo com valores morais e de conhecimento, nesse sentido consciência pode ser considerada como reconhecimento.

Sabemos que nossas palavras ecoam, geram debates e formam pensamentos. 
Mas o que queremos propagar? Qual a ideia? Quais os sentimentos?
Se nossas palavras são sementes, o que vamos colher no futuro?

Dia desses o Brasil viveu a possibilidade de comemorar o dia da Consciência Negra, para a alegria de muitos e desespero de outros, sim desespero, pois alguns acreditam que a comemoração deveria ser da consciência humana, aí fica a pergunta. O que é ser humano?
Será que ser humano é renegar a conquista do outro? 
Será que ser humano é impedir que o outro comemore?
Será que ser humano é querer que todos sigam o que eu acredito e não ser capaz de respeitar a diversidade? 
Se vamos resumir o dia da Consciência Negra para o dia da consciência humana então deveríamos comemorar apenas o dia do humano e esquecer que um dia houve o dia da criança, dos pais, das mães, da mulher, dos avós, do amigo...

Será que a consciência que devemos cultivar seria a capacidade de refletir sobre as consequências de nossas palavras e ações antes de falar ou agir? Deveríamos focar nossos pensamentos em algo que vise a harmonia e o respeito, lançar essas sementes que talvez nos permitirão colher no futuro, espero que não distante, os frutos da PAZ e da fraternidade, os frutos que nos mostrarão que as pessoas ao nosso lado, independentemente de cor, credo ou classe merecem respeito, merecem ajuda para que amanhã possam também ajudar. Temos que ter na consciência a clareza de que todos precisam de todos, não importando o que se é e principalmente o que se tem. Momentos de crise e catástrofes mostram que ninguém está imune as mazelas que assolam a humanidade, que uma simples e torrencial chuva pode levar o que se acumulou por anos e nesses momentos as mãos mais vaziam poderão ser a salvação. Em meio a lama toda a mão tem a mesma cor.

O dia da Consciência Negra é uma forma de buscar, principalmente entre o povo negro, o reconhecimento de sua importância na sociedade, já que por muito tempo esse povo, assim como o povo originário (indígenas) não foram reconhecidos como seres humanos.
Sendo assim, para quem defende a Consciência Humana, talvez seja sim importante criar essa data para que os sentimentos humanos de harmonia, respeito, entre outros, contribuam pela busca da PAZ.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários