Os problemas com o abastecimento da Corsan não param de acontecer e novas questões vão se apresentando pelo caminho. Desde a sexta-feira, 22 de novembro, moradores vêm reclamando do gosto da água que chega nas torneiras de suas residências. Alguns deles apresentaram náuseas e vômitos. A Corsan, por sua vez, informa que não houve problema na qualidade da água oferecida aos consumidores.
Moradores de Bento Gonçalves têm relatado problemas com o gosto da água fornecida pela Corsan, incluindo episódios de náuseas e vômito após o consumo. Antes mesmo do rompimento de uma tubulação na Rua Henry Hugo Dreher, no bairro Planalto, que afetou o abastecimento de vários bairros, as reclamações já vinham sendo registradas em diferentes partes da cidade.
No bairro Licorsul, pelo menos três pessoas apresentaram náuseas e vômitos após ingerirem a água. No Pomarosa, moradores relataram um gosto salgado na água. Situações semelhantes foram reportadas em bairros como Santa Helena, Fátima e São Roque, onde também houve interrupções no abastecimento durante o último final de semana.
Especialistas explicam que alterações no gosto e no odor da água podem ocorrer devido a mudanças no tratamento, na composição química da rede ou até por problemas na captação e distribuição. A sensação de gosto salgado, por exemplo, pode indicar uma maior concentração de minerais ou resíduos na água. Outros fatores, como rompimentos de tubulações e oscilações na pressão da rede, podem favorecer a entrada de contaminantes, agravando o problema. Embora a Corsan tenha afirmado que o abastecimento de água não apresenta problemas nesse sentido, as queixas da população levantam dúvidas sobre a qualidade da água distribuída na cidade.
A Corsan informou que equipes estão acompanhando a normalização do abastecimento desde a sexta-feira, 22, após o rompimento da tubulação no bairro Planalto. Segundo a companhia, os consumidores que observarem baixa pressão na rede ou alterações na água devem entrar em contato pelos canais digitais de relacionamento para abertura de protocolo e verificação nos imóveis.
No entanto, moradores reclamam da dificuldade em obter retorno da Corsan ao reportarem problemas. “Fazemos contato, mas não temos uma solução. É frustrante porque pagamos caro pela água e temos que lidar com essa situação”, desabafou uma moradora do bairro Licorsul.
Em casos de alterações no gosto ou odor da água, especialistas recomendam que os moradores sigam algumas medidas preventivas:
Mín. 13° Máx. 29°