A Prefeitura de Bento Gonçalves realiza neste sábado, 23 de novembro, um mutirão para limpeza e retirada de pichações na cidade. A ação envolve as secretarias municipais, voluntários e a Pró Cor Tintas.
Foi realizado um levantamento inicial de 50 pontos na cidade, e os servidores, secretários, vereadores e voluntários foram divididos em equipes. Totalizando cerca de 130 pessoas. A Pró Cor Tintas executa a ação na Rua Coberta, também estão sendo pintados pontos próximo à Escola Dona Isabel, INSS, Guilherme Fasolo, área Central, abrigo de ônibus na Rua Júlio de Castilhos, Senador Alberto Pasqualine, Túnel de Acesso Norte e outros pontos.
Mauri Demarchi, proprietário da Pró Cor Tintas, parceira do projeto, destacou que o "chamamento foi forte, parabéns aos envolvidos e vamos executar juntos essa bela ação".
O Deputado Guilherme Pasin esteve presente na pintura no Túnel de Acesso norte, e destacou que "a mensagem é simples e precisa ser enaltecida. Essa cidade é do povo, e esse gesto é mostrar que a Prefeitura, o povo, os empreendedores, os voluntários estão cuidando do que é seu. Se a gente não cuidar desses detalhes, talvez um dia não se surpreenda com as grandes coisas, grandes problemas. Então vamos botar ordem", disse.
O prefeito Diogo Siqueira conversou com o grupo antes da saída para o mutirão e destacou que é a maior ação de repintura e cuidado que uma cidade está fazendo. "Qual o motivo dagente pintar muros, é para deixar a cidade bonita. É para mostrar que todos esses voluntários estão aqui para deixar a cidade como é o certo, é para mostrar para esses pichadores que a sociedade não aceita isso. Queremos para o Município ordem, que cada um tenha o seu direito, mas também trabalhar e ter harmonia. Se algumas pessoas tentam estragar a cidade com vandalismos, nós vamos repintar ela e mostrar que a nossa cidade deve ficar ainda mais bonita".
A ação integra o programa Bento em Ordem, que está em andamento na cidade para a limpeza, encaminhamento de pessoas em situação de rua para vagas de emprego, fiscalização e retirada de ambulantes das ruas e outros. A pichação é considerada crime no ordenamento jurídico brasileiro, conforme a lei 9.605/98, artigo 65 e incisos.