O Hospital São Carlos, de Farroupilha, está realizando a terceira edição da Operação Vida Ativa, até 13 de dezembro. O trabalho consiste em um mutirão de cirurgias eletivas de artroplastias de joelho e de quadril oferecidas em feriados e em ampliação de horários durante a semana, em turno adicional. A primeira etapa ocorreu no dia 15 de novembro e a segunda foi feita nesta quarta-feira (20/11), também feriado, totalizando 15 procedimentos nas duas datas. O objetivo é diminuir o tempo de espera para operações de próteses feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, a Vida Ativa contemplará mais de 120 cirurgias de alta complexidade em ortopedia.
O mutirão também busca proporcionar um tempo de recuperação mais adequado aos pacientes, tendo em vista a proximidade do final de ano. As artroplastias são cirurgias que substituem uma articulação danificada por uma prótese. O chefe da equipe de Traumato-Ortopedia do Hospital São Carlos, ortopedista Daniel Lugin Biedrzycki, é responsável pela iniciativa e realiza as operações de joelho. O médico Marcelo Machado, por sua vez, opera os quadris. "Nossa programação até o fim de ano busca otimizar esse trabalho, diminuindo a lista de espera e devolvendo a qualidade de vida para quem é operado. Aqui na Serra, os pacientes são ativos, precisando muito das funções de joelho e de quadril. É gratificante vermos eles voltarem para a sua vida sem dor e com mobilidade", explica.
De janeiro a setembro, foram realizadas mais de 380 cirurgias desse tipo. A fila de atendimentos via SUS é gerenciada pelo governo do Estado, que encaminha os pacientes para o HBSC. O Hospital São Carlos é referência em traumato-ortopedia em alta complexidade para 34 municípios gaúchos, área que abrange mais de 500 mil pessoas.
Mín. 13° Máx. 20°